Blocos de rua pra você pular o Carnaval em São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte
Pra quem não quer, ou não pode fugir pras cidades litôraneas e carnavalescas neste Carnaval, a ideia é aproveitar os blocos de rua na sua cidade mesmo. Afinal de contas, fantasia, um pouco de confete e serpentina, e música animada resolvem bem o clima.
Rastreamos blocos de rua em São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte pra folião nenhum botar defeito.
São Paulo
A metrópole surpreende no quesito Carnaval de rua. Com o passar dos anos, o número de blocos só aumenta, e existe festa pra todo gosto. Até a Augusta, tradicional rua rock and roll da cidade, tem seus representantes legítimos.
Bloco do Baixo Augusta - O Acadêmicos do Baixo Augusta é um bloco pré-carnavalesco que celebra a diversidade
e a revitalização da região. Onde? Rua Augusta entre Rua Marquês de Paranaguá e Caio Prado. Trajeto pela Rua Augusta até a Praça Roosevelt. Quando: 3/02, concentração partir das 14h.
Bloco do Ressaca - O Bloco da Ressaca nasceu em 1984, fundado por um grupo de amigos que frequentavam o Restaurante Javali, tradicional ponto de encontro do Bairro do Cambuci. Desde lá, o Bloco anima as ruas do bairro, no sábado que antecede o carnaval, levando alegria a toda comunidade, que em grande parte participa com fantasias feitas por eles mesmos. Onde? O desfile especial do Bloco da Ressaca para o projeto partirá da Rua Álvares Penteado em sentido ao Largo do Café, Rua do Comércio, Rua 15 de novembro, Rua Boa Vista, chegando ao Pátio do Colégio.
Quando? 1º de fevereiro, das 14h30 às 17h30.
Vai Quem Quer - um dos tradicionais blocos da Vila Madalena. Onde? Sai da Praça Benedito Calixto e segue pelas ruas Lisboa, Artur de Azevedo, Mourato Coelho, Aspicuelta, Fradique Coutinho e Teodoro Sampaio. (Trajeto original, sujeito a alteração durante o percurso). Quando? Dias 9, 10, 11 e 12/02, a partir das 20h.
Desfile de pré carnaval Bangalafumenga e Sargento Pimenta - duas atrações cariocas e muito animadas prometem estreiar nas ruas de São Paulo. Onde: local secreto, pra saber o endereço é necessário confirmar presença na fanpage do bloco e aguardar a divulgação do local (https://www.facebook.com/events/141398659352076).
Quando? 2/02, das 11h às 16h30.
Curitiba
A capital não oferece muitas opções de bloco de rua, mas a diversidade e qualidade dos eventos valem a festa.
Garibaldis e Sacis - tradicional bloco do Lago da Ordem. A maior festa carnavalesca da cidade costuma receber cerca de 15 mil pessoas por dia. Onde? a partir das 16 h, no Largo da Ordem. Quando? 27/01 – Garibaldis vai à praia; 02/02 – Festa no bairro Sítio Cercado; 03/02 – Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher).
Psycho Carnival - é um dos maiores festivais de rock do Brasil durante o carnaval e acontece tradicionalmente em Curitiba há 12 anos. Acontece na rua, mas também em duas casas noturnas. Onde? Jokers: Rua São Francisco, 163 / Espaço Cult: Rua Doutor Claudino dos Santos, 72. Quando? de 7/02 a 12/02 - os horários variam de acordo com a programação do dia. Para compra de ingressos e programação completa: blog.psychocarnival.com.br.
Banda Grande Família - existe desde 1982, por iniciativa de um grupo de amigos. Na festa, um trio elétrico e a banda de axé Mahal animam os foliões, que também vão aproveitar o som da Bateria Mirim do Mestre Chico Belo e a Bateria Apito de Mestre, formado por ritmistas profissionais. Quem levar um quilo de alimento não perecível (que será distribuído para a comunidade da região) leva o abadá da Banda Grande Família. Onde? concentração no Bar do Chico Belo, na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 7599. Quando? 2/02, a partir das 18h.
Brasília
Blocos pingados pela capital Federal mostram que até mesmo um lugar nada carnavalesco pode te render animação. Para a programação completa: (www.ligadosblocos.com.br).
Baratinha e Galinho de Brasília - blocos de rua para os pequenos. Já são tradicionais na cidade e arrastam pais, filhos e quem mais topar se divertir. Onde? Parque da Cidade, no estacionamento Ana Lídia. Quando? 27/01, a partir das 16h.
Pré Carnaval de rua dos blocos tradicionais de Brasília - trio elétrico e escolha da musa do Carnaval de 2013. Onde? Asa Norte. Quando? 2/02, a partir das 16h.
Pacotão - bloco que satiriza a política nacional com suas marchinhas, faixas e cartazes e fantasias. Sempre em tom de ironia e deboche é um dos mais conhecidos e respeitados em Brasília. Onde? concentração e saída pela 302/303 Norte (na contramão) rumo ao Gran Folia (Eixo Monumental). Quando? 10/02 e 12/02 a partir das 12h.
Belo Horizonte
Na capital mineira, as ruas e as avenidas se enchem de cores e alegrias no Carnaval, mesmo que pareça o contrário. Cada ano que passa o número de blocos aumenta e mais pessoas visitam a cidade. Neste ano, cerca de 70 foram anunciados.
Trema na Lingüiça – Em janeiro já tem festa pelas ruas da cidade. A turma do bloco “Trema na Lingüiça”, na região dos bairros Santo Antônio e São Pedro, se reúne há seis anos consecutivos no Clube Mackenzie para brincar e comemorar a chegada do Carnaval. O nome surgiu como forma de brincar com a reforma ortográfica, lançada em 2008. O bloco conta com cerca de 400 foliões, entre amigos, associados do Clube Mackenzie e moradores dos bairros próximos. Onde? Mackenzie Esporte Clube - Rua Benvinda de Carvalho - B. Santo Antônio. Quando? 26/01 a partir das 11h.
Sagrada Folia - Há 12 anos, a população do bairro Sagrada Família tem a folia garantida. São cerca de dez blocos de rua. A festa po alí será realizada no próximo dia 02 de fevereiro e deve receber, em média, 1.500 pessoas, entre moradores do bairro e amigos. Onde? Rua Pitangui (em frente a Arena Independência) – B. Horto. Quando? 2/02, das 13h às 22h.
Bloco Cacete de Agulha - Eduardo Garcia, fundador do “Cacete de Agulha”, há três anos reúne amigos e moradores do bairro Santa Efigênia. A ideia de montar o bloco surgiu depois de Eduardo passar o Carnaval em Belo Horizonte e ver a movimentação nos bairros. Ano passado, mais de 600 pessoas acompanharam o bloco. A expectativa é de que este ano, o número de foliões chegue a mil. Onde? Av. Brasil, 41 – B. Santa Efigênia. Quando? 10/02 a partir das 11h.
*Outros blocos de rua da capital mineira:
Bloco O Gato da Madrugada
Onde? Rua Outono (entre R. Piuim e Maceió) – B. Carmo Sion
Quando? 26/01 e 02/02, das 12h às 22h.
Bloco Pão Molhado
Onde? Rua Valença 167 - B. Carlos Prates
Quando? 3/02, das 10h às 14h.
Bloco Pirulito
Onde? Rua dos Tamóios (quarteirão fechado, entre Avenida Parana e Rua Curitiba) – Centro
Quando? 5/02, das 16h às 22h.
Bloco Então, Brilha!
Onde? Rua Guaicurus, 660 - Centro
Quando? 9/02, a partir das 9h.
Bloco Coletivo do Delírio
Onde? Av. Getúlio Vargas, esquina com Av. do Contorno – B. Funcionários
Quando? 12/02, a partir das 14h.
SBC (Samba, Bobagem e Cerveja)
Onde? Bar do Bolão (Rua Vila Rica 637 – B. Padre Eustáquio)
Quando? 12/12, a partir das 14h.
Bloco Não Bloco
Onde? Praça Duque de Caxias – B. Santa Tereza
Quando? 13/02, a partir das 15h.