A atriz e cantora Thalma de Freitas, 33, sabe que é bonita. E é vaidosa mais por causa do ofício do que pelo dia-a-dia: “Trabalho com o corpo, não tenho o luxo de poder não fazer a mão, de estarcom a pele ruim, não posso engordar demais”. Dona de uma cabeleira afro incrível e que recebe cuidados diários, ela diz não ter um creme preferido, mas uns 15, que usa de acordo com a necessidade. “Todos são para cabelos secos ou extra-secos. Quando não lavo faço uma trança, umas chucas, sempre dou um jeito”, conta.
Preguiçosa confessa, Thalma começou há pouco uma rotina de alongamentos que a faz se sentir melhor durante o dia.“Depois dos 30 tenho dores nas costas que não sentia há cinco anos.”A carioca começou a buscar um novo estilo de vida — mais pela saúde do que pela estética — que se reflete na beleza externa. Hoje ela come melhor, desencanou de refrigerante, reeducou-se a ingerir menos doces, mas garante que não perdeu o prazer de fazer uma boa refeição.“Eu não banco ficar sem comer! Prefiro ficar o que chamam de gordinha. Adoro cuscuz! Como é que vou viver sem cuscuz!?”
É chato ser bonita? Ser bonita é uma delícia, muito útil e confortável. Mas bom mesmo é ser carismática.
Como é ser dona de um corpão num mundo de magrelas? Eu gosto do meu corpo, dos meus peitos, amo minha cintura fina, só não gosto das minhas estrias. Sou toda grande, curvas e tal. Minha médica disse: “Thalma, você é muito mulher, tem muita progesterona, por isso é redonda!”. Ela me libertou quando disse isso.
Você já teve que fazer dieta? Na adolescência trabalhava como modelo e tive que perder 10 quilos. Quando faltavam quatro — nunca tive altura —, pensei: “Vou ficar esquálida, meus primos vão tirar sarro que estou sem bunda, tudo para não virar top model. Pra quê? Me deixa com meu corpinho que vou vencer pelo meu talento!”.
Anita Rodick, fundadora da Body Shop, dizia que ninguém precisa de cosméticos. Um bom sabão resolve 90% dos problemas femininos. O que acha? Se ela tem razão, os 10% restantes é que são a almado negócio. Meu cabelo precisa de creme pra viver!
O que você acha quando dizem que cabelo de negro é ruim? Ignoro. Mas quando vejo uma negra com o cabelo mal alisado, tipo Playmobil, fico indignadíssima! Não é possível alguém preferir um cabelo morto do que assumir o pixaim, que é tão versátil, dá pra usar trança, dread, chucas, black. Alisar é para quem tem dinheiro para manutenção.
Quais eram suas manias de beleza quando menina? Eu era uma moleca de rua até os 10 anos, quando minha mãe alisou meu cabelo pela primeira vez e ele veio parar na cintura. Minha mania era jogar os cabelos de um lado pro outro, o que me dava um torcicolo danado.
Qual foi seu maior mico de beleza? Ah, o mullet! Meu cabelo era alisado, curto na frente e comprido atrás, e eu fazia touca de grampo pra dormir. Vem daí meu trauma com cabelo mal alisado.
Se o Michael Jackson te convidasse para uma tarde em Neverland, qual seria a sua produção? Calmante, tênis, short, camiseta e óculos bem escuros pra ele não me ver olhando pro rosto dele o tempo todo.
O que escolheria? Nascer inteligente e horripilante ou maravilhosa e anta? Maravilhosae anta, porque as mulheres inteligentes e horripilantes se tornam cruéis, e as maravilhosas e antas nem percebem. Sorte a minha que eu nasci maravilhosa e me tornei inteligente por mérito próprio,né?! [Risos.]
A seguir, suas dicas:
1. Cara-de-pau
“A beleza tem suas vantagens.A quantos filmes não assisti sem pagar graças à minha cara-de-pau na porta do cinema?”
2. Vintage
“Antes do leave-in eu misturava Kolene, Neutrox ou Yamasterol, que até hoje tem em casa”
3. Reeducação alimentar
“Prefiro reeducação do que dieta, que você emagrece e ganha de novo. Minhas estrias não permitem essa sanfona!”
4. Só para o corpo
“Uso o hidratante da Body Shop de coco, mas só nos joelhos, cotovelos, pés, pernas e braços, nada de rosto”
5. Banho de princesa
“Não uso sabonete, resseca a pele. Só uso gel de banho hidratante. Adoro o de mel da L'Occitane”
6. Piscadinha
“Adoro cílios postiços para os shows. Vou no bairro da Liberdade comprar meus cílios!”
7. Sorriso Colgate
“Desde menina as pessoas elogiam meu sorriso. Minha personalidade chama mais a atenção do que a beleza física”
8. Loira?
“Neste verão estou usando o xampu de camomila da Phytoervas para dar uma clareadinha no meu cabelo”
9. Mascarada
“Quando preciso usar pó ou base uso os da linha Kryolan, que tem produtos especiais para pele negra”
10. Com perfume
“Não gosto de perfume feminino muito doce. Minha última aquisição foi um Bulgari”
11. Mulher-elástico
“De manhã, antes de tomar café, faço uma sessão de alongamento para amenizar minhas dores nas costas”
12. No trash food
“Não como industrializados, não tomo refrigerantes nem como muita gordura porque o efeito deles não é bom para mim”
13. Caixa de Pandora
“Amo maquiagem! Só uso para trabalhar, mas como só trabalho... Tenho uma caixa enorme, cheia de coisas. Adoro o glitter da M.A.C”
14.Linguaruda
“Isso é mais uma mania de higiene do que de beleza: todo dia eu escovo a língua!”
15. Caseirinha
“Para o cotovelo e joelho faço um exfoliante caseiro com mel, açúcar e óleo de amêndoas”
16. Sem perfume
“Uso o desodorante da Dap faz muito tempo,é o meu preferido: basicão e antialérgico”
17. Obrigada, Cláudia!
“Nunca poderei agradecer o suficiente a Cláudia Raia por ter me ensinado a me maquiar. Trabalhei dois anos com ela no teatro, foi um intensivão!”
18. Ar que eu respiro
“Creme de cabelo não dá para viver sem! Gosto muito de toda a linha da Sebastian”