Malu Mulher
Não é da época da maioria das leitoras. Mas pode perguntar para sua mãe. A Regina Duarte era separada (uma coisa muito moderna na época), mãe de uma adolescente. Ela trabalhava, tomava conta da filha, transava (outra coisa muito moderna na época), era supercompreensiva e paciente com a adolescente. Ela também ia para a balada, tipo o Baixo Leblon. É a primeira mulher polvo da teledramaturgia brasileira.
Solange de Vale Tudo
Jornalista descolada interpretada pela atriz Lidia Brondi, que era uma musa muito musa. Ela era editora de uma revista, estava sempre com o cabelo (moderno) penteado, tinha um namorado gato, dividia apartamento com amigos superlegais, ia a todas as festas, enfim, era a própria imagem da mulher polvo de 20-30 anos, aquela que dá conta de trabalhar, se vestir bem, ir para a balada, ir a todos os shows e ainda dormir.
As Helenas
Podem reparar. Todas, absolutamente todas as famosas personagens chamadas Helena, do novelista Manoel Carlos (que tem tradição de escrever personagens principais com esse nome) são mulheres perfeitas que dão conta de tudo. Uma era modelo, tinha tempo para malhar, para casar, cuidar da casa, ter filho. Outra, das mais famosas, interpretada por Regina Duarte, uma das maiores mulheres polvo da TV brasileira, era uma médica dedicada, ótima mãe e ainda adotou uma criança.