Era uma casa muito engraçada...

por Nina Lemos
Tpm #161

...não tinha roupa jogada no chão, não tinha nada! Você também já ficou impressionada com o tanto que as casas do Instagram são perfeitas? Pois descobrimos o truque!

No mundo da perfeição do Instagram é assim. As pessoas adoram suas próprias roupas – e fazem foto no elevador com legenda sobre como estão apaixonadas pelo novo look. Depois, elas vão para o trabalho. Afinal, #ilovemyjob. Mais tarde, chegam em casa. E nossa, elas amam suas casas. Elas #lovemyhome profundamente. Na legenda, claro, adjetivos e hashtags dizendo como nada pode ser melhor que #acasinhadagente.

Pode até ser verdade. Acontece que, assim como o cabelo dessa gente não despenteia (só pelo vento do mar em Trancoso), a casa também não bagunça.

Pode olhar qualquer menina com muito seguidor no Instagram. As coisas não saem do lugar. Roupas nunca ficam pelo chão. Livros estão sempre perfeitos em cima da mesa, até parece que nunca foram tocados. E a mesa de café da manhã? Sempre perfeita porque, sabe como é, #tudoestánosdetalhes (ou nos #details). Ficamos confusas. Ou essas pessoas têm cinco Vals (a empregada de Que horas ela volta?) ou... essas imagens estão todas trabalhadas no truque.

É a jornalista Chris Campos, do site Casa da Chris e do programa Decora (GNT), que dá a letra: “O segredo do sucesso das fotos deslumbrantes das casas é usar luz natural, um fundo decente e, principalmente, focar nos detalhes. Pode reparar que as fotos mais legais são sempre as feitas de perto”.

Fiz o teste. No meio de um quarto completamente bagunçado, com roupas pelo chão, caos e sem faxina recente, tirei foto de uma luminária que peguei na rua. Fiz a foto de perto. Ficou super de design. Ficou super #ilovemyhome #detalhes.

Agora, fala sério, gente: pra quê? Pra enganar quem?

Créditos

Ilustração: Tereza Bettinardi

fechar