Aconteceu comigo
Em um blog, Denise conta sua experiência com a mastectomia preventiva, a mesma de Angelina
Por Redação
em 14 de maio de 2013
Logo depois da repercussão sobre o anúncio da dupla mastectomia preventiva de Angelina Jolie, um leitor das redes sociais da Tpm compartilhou com a gente o link de um blog em que sua autora também passou pelo processo.
Denise, como se identifica, escreveu o post em 2010, aos 48 anos, e conta que descobriu os primeiros cistos mamários benignos aos 36. Devido a dor que sentia, eles tinham que ser aspirados com punções. Esse procedimento perdurou durante alguns anos até que foram sendo descobertos nódulos sólidos. Com todos os exames realizados, foi aconselhada por um profissional a fazer a adenomastectomia preventiva [que consiste na retirada de 90% do tecido mamário, onde se encontram as células cancerígenas, sem tirar a auréola e o mamilo] . Relutou, consultou outros médicos, mas acabou por realizar a cirurgia.
“Antes de fazer a mastectomia eu procurei ouvir diversas opiniões médicas, inclusive em São Paulo, e todos foram unânimes em indicar a cirurgia. Acho que o mais importante é confiar no seu médico, estar bastante segura dos riscos envolvidos e ter certeza de que quer encará-los”, contou no post.
“Não me arrependo da decisão que tomei… O importante é não desistir, atingir seus objetivos, procurar sempre o que é melhor para você. As pessoas dizem que pulei uma grande fogueira: o câncer” (Denise, no blog)
Vale a pena conhecer a história da artista plástica do Recife, que dá seu depoimento pelo blog e mostra a realidade do processo de forma mais próxima da gente.
LEIA TAMBÉM