É do Nordeste, cabra da peste!

por Carolina Vilarinho

Pagar uma nota por uma entrada? Veja essa receita de casquinha de siri de lamber os beiços

Oxi, subi esse Brasil todo só pra lhe dizê que o assunto hoje vem lá de cima! Essa tal de culinária nordestina é de dar inveja, visse? São as cores, sabores e texturas que só o Nordeste tem, e é por isso que essa é uma das minhas cozinhas preferidas. Incrivelmente saborosa e às vezes até acho que feliz. Posso chamar comida de feliz? Nem sei, mas sei que quando o papo é sobre o Nordeste e sua cultura gastronômica é só felicidade mesmo.

Sabe aquela casquinha de siri que você sempre come fora de casa e paga uma fortuna? Com a receitinha que vou passar hoje você vai poder fazer a sua! E nem pense que é difícil! Como praticamente tudo o que posto aqui, é bem fácil. Sempre que vejo esse prato como entradinha em um cardápio fico morrendo de vontade de pedir, mas então bato o olho no preço e desisto. Alguns lugares vendem uma unidade por 14, 15 reais, sendo que com 19 reais você compra a quantidade para fazer uma receita que rende em média 10 casquinhas. Vê se não é melhor fazer em casa, chamar alguns amigos e abrir umas cervejas bem geladas.

Quem sai muito para comer fora sabe que nem sempre é viável pedir entrada, prato principal e sobremesa, além da bebida. Não funciona muito, financeiramente falando, e nem todo mundo tem espaço pra tanta coisa na barriga. Principalmente nos dias de hoje, quando a tendência é optarmos por refeições mais leves e menos calóricas. Claro que casquinha de siri não é um exemplo de comida saudável, mas também não é o mais engordativo. Mas quando o estômago ficar exigente, é uma opção bacana.

Existem montes de pratos ótimos na cultura nordestina, prometo até falar e passar mais receitas sobre isso de novo. Mas fui pelas beiras, com o pé na areia, e acabei escolhendo a casquinha do siri, que vem do litoral. Essa receita passou de mãe pra filha e agora, para vocês, porque sei que não vão querer perder essa delícia.

Algumas levam pão encharcado no leite, mas acho que aqui podemos tirar esse pão para não ficar tão pesado e calórico. Dentre os ingredientes, há os tomates pelados junto com a própria água e é nela que se cozinha a carne de siri - que tem ser feita rapidamente para não ficar borrachuda.

A carne de siri é fácil de achar, tem para comprar em qualquer supermercado. Provavelmente você só encontrará pacotes congelados, e é esse mesmo que eu uso. O importante é descongelar do jeito certo. Retirar do freezer e deixar na geladeira de um dia para o outro é o ideal, tá? Não me venha com microondas, pelo amor de Deus!

Casquinha de Siri

Ingredientes

500 g de carne de siri
1 cebola picada
1/2 pimentão vermelho
1 lata de tomates pelados
3 colheres de sopa de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite de dendê
Farinha de rosca
Sal
Pimenta dedo de moça
Salsinha
Limão
Queijo parmesão ralado

Passo a Passo

1. Comece picando bem a salsinha, a pimenta, a cebola, o pimentão e os tomates pelados. Não descarte a água dos tomates, vamos usá-la para cozinhar os ingredientes.
2. Depois, aqueça o azeite em uma panela, coloque a cebola e assim que começar a fritar, coloque o pimentão, os tomates com a água e a carne de siri.
3. Cozinhe por 5 minutos e coloque o leite de coco. Misture bem e cozinhe por mais 2 minutos, sempre mexendo.
4. Formará um molho, que vamos engrossar com a farinha de rosca. Portanto, vá colocando aos poucos até ficar cremoso e tempere com sal e pimenta.
5. Desligue o fogo e junte a salsinha.
6. Coloque em casquinhas ou em potinhos. Na hora de servir, jogue queijo ralado por cima e leve ao forno em 180 C por 5 minutos para gratinar. E não esqueça do limãozinho na hora de comer!

Dicas

. O leite de coco e o azeite de dendê podem ser substituídos por creme de leite e azeite de oliva, mas com isso perde-se um pouco das características nordestinas. Já os tomates pelados podem ser substituídos por tomates normais e sem sementes e algumas colheres de molho de tomate, apesar de que esses que já vem pelados e na lata economizam tempo.
. A pimenta pode ser qualquer outra vermelha. O gostinho apimentado faz parte desse prato, só não exagere!
. Já ouvi falar de casquinha de atum enlatado, nunca testei, mas parece ficar bom. Quem ficar curioso e se interessar, corre pra cozinha.

(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site)

fechar