Tributo a Hitchcock

por Luiz Filipe Tavares

Galeria americana organiza exposição pop art em homenagem ao mestre do suspense

Começa em Venice Beach no dia 13, muito apropriadamente em uma sexta feira 13, a mostra "Suspense & Gallows Humor: A Tribute To The All-Time Greatest", que homenageia os maiores sucessos do mestre do terror psicológico e do suspense no cinema, Alfred Hitchcock. Entre os artistas participantes estão o multiartista Cuyler Smith, os pintores Veronica Fish e Joshua Budich, Scott Belcastro, Matt Taylor, Emma Geary, Jason Liwag e Jayson Weidel.

Destaque absoluto para os trabalhos do brilhante Joe Spiotto, que transformou três dos maiores sucessos de Hitchcock em capas de jogos 8-bits para NES, o popular nintendinho, nos moldes dos lançamentos originais da época para o console japonês. Em entrevista ao Flavorwire, um outro destaque da mostra falou sobre a influência do cineasta na cultura pop e nas artes em geral. Na conversa, Gary Pullin, fã confesso do mestre, fez questão de apontar sua predileção pelo eterno Psicose (1960), trabalho que inspirou sua criação para a exposição.

Psicose é um filme de terror muito simplista e estiloso. Até hoje, mesmo com tanto tempo passado, é absolutamente aterrorizante. Com isso em mente, eu quis criar uma simples porém icônica imagem que retratasse todo o espírito do filme", ele comentou. "A câmera de Hitchcock em Psicose age como um voyeur por todo o filme e foi daí que a ideia de usar o olho de Janet Leigh veio. O ralo do chuveiro se torna sua íris e a espiral de sangue é uma metáfora para a descendente de Norman Bates em direção à loucura." 

A mostra "Suspense & Gallows Humor: A Tribute To The All-Time Greatest" fica em exposição na galeria 1988 de Venice Beach até o dia 5 de maio deste ano. Na galeria acima você vê alguns dos destaques do evento. 

Vai lá: www.nineteeneightyeight.com

fechar