Pau em Copenhague

por Luiz Filipe Tavares

Street artist que fez o famoso poster de Obama é agredido e tem mural pixado na Dinamarca


O artista norte-americano Shepard Fairey, famoso por desenhar poster azul e vermelho com os dizeres "HOPE" que foi símbolo da campanha de Barack Obama, teve um mural depredado e foi agredido em Copenhague, capital da Dinamarca, por um grupo de jovens locais. Na saída de um clube local, Fairey e seu amigo Romeo Trinidad foram atacados por dois dinamarqueses que, durante a briga, gritavam coisas como "Obama é da Illuminati" e "volte para a América". Aconteceu virtualmente a mesma coisa com o mural "Dove", que foi pixado com as frases "sem paz" e "vá embora hipster yankee".

O street artist esteve na cidade durante a última semana para a abertura de uma exposição na V1 Gallery e para pintar um mural comemorativo no lugar onde funcionou a Ungdomshuset (casa da juventude), um espaço da cidade onde se reuniam jovens de grupos esquerdistas. Derrubada pelo governo em 2007, a casa era o símbolo das lutas políticas da juventude de Copenhague. De acordo com o próprio Fairey em entrevista concedida ao Guardian, ele acabou com um olho roxo e uma costela quebrada. 

"A mídia local reportou que essa obra teria sido comissionada pela prefeitura da cidade, o que não é verdade. Essa notícia fez parecer que as pessoas da Jagtvej 69 (grupo ligado ao antigo Ungdomshuset) estava cooperando com as autoridades e fazendo propaganda para amaciar as cicatrizes dos conflitos", explicou Shepard. "Eu não consegui ver direito nenhum dos dois caras, então é inútil prestar queixas. Eu não sou muito fã da polícia, de qualquer forma. A única coisa que eu vejo que aconteceria se eu fizesse uma ocorrência seriam comentários do tipo 'grafiteiro Shepard Fairey não aguenta uma briga então 'cagueta' para a polícia."

Veja abaixo mais fotos do mural gigante de Shepard e como ele e Romeo Trinidad ficaram depois de serem atacados. 

fechar