Logo Trip

TECO NO FOCO

Confira o resultado do 2° etapa do Circuito Mundial de Surfe 2001 que rolou no Taiti

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Terminou terça-feira, no Taiti, a segunda e a mais esperada entre as oito etapas do Circuito Mundial de Surfe 2001.
É quase unânime entre os profissionais do Tour que a onda de Teahupoo é a mais consistente do Circuito. Sonho e pesadelo repousando lado a lado.
Em sua terceira edição, a prova não foi como nas anteriores, que levaram diversos atletas para o médico, quando não para o hospital. No início, o Billabong Pro foi adiado dois dias por falta de ondas, até a entrada de uma ondulação de seis pés.
Com ondas não muitos regulares e constantes o campeonato em suas primeiras baterias teve variações muito grandes de pontos. Quem conseguisse uma onda com alta pontuação dificilmente perderia a bateria. Nessa primeira fase houve vários resultados surpreendentes, entre eles a derrota do campeão mundial Sunny Garcia, 31, para o taitiano Nicolas Leethan, que empolgado com o resultado fez declarações que acabaram por esquentar a revanche, na terceira fase, vencida por Garcia. O campeão havaiano também surpreendeu ao dizer que caso sua mulher não o acompanhasse no Tour, como no Taiti, ele irá se aposentar. E falou sério.
O australiano Daniel Wills, 25, que chegou no Taiti como líder do ranking não foi além da repescagem ficando na última (33ª) posição. Junto com ele favoritos como Jake Paterson e Taj Burrow, quinto e sexto na temporada passada, derrotados respectivamente pelos brasileiros Joca Jr. e Paulo Moura em baterias consecutivas. Taj, visto como um dos favoritos ao título deste ano, até aqui só garantiu os dois descartes previstos nas regras, já que também ficou em último em casa, na Austrália.
Assim como surpresa, sorte foi uma palavra muito lembrada durante a prova. Com ondas menores e mais formadas as baterias ficaram mais disputadas e decidias nos detalhes, nos décimos de pontos. Nessa altura da competição foi decidida a categoria feminina com a tricampeã mundial Layne Beachley vencendo e assumindo a ponta do ranking, e Tita Tavares ficando em terceiro.
Uma bateria entre brasileiros abriu as oitavas de final com Joca Jr. superando Renan Rocha, nono colocado na etapa. Guilherme Herdy e Teco Padaratz também venceram e seguiram na competição, enquanto Sunny Garcia era barrado pelo campeão mundial e da prova em 99, Mark Occhilupo.
Três brasileiros, três australianos e dois norte-americanos entre os quarto finalistas. Dos brasileiros, apenas Teco seguiu; e Occy foi o representante australiano na semi. Os norte-americanos ficaram em maioria e acabaram fazendo a final. Occy voltou a ficar em terceiro na prova, como no ano passado, dividiu a posição com Teco, posição que dividem também no ranking junto com o havaiano Andy Irons.
Os amigos conterrâneos Cory Lopez e CJ Hobgood fizeram uma final bastante disputada com o primeiro levando a melhor e garantindo a liderança do ranking, a primeira vez – desde a aposentadoria de Kelly Slater – que um norte-americano assume a ponta. A próxima etapa começa dia 27 de junho no Rio de Janeiro, e Teco Padaratz com certeza estará no foco.

NOTAS

BRASILEIRO DE SKATE
Pela primeira vez street e vertical serão disputados juntos no circuito profissional. A primeira de cinco etapas acontece este fim de semana no ginásio do Ibirapuera, SP, distribuindo R$ 20 mil em prêmios. Um agasalho ou um quilo de alimento valem como ingresso.

SUPER SURF TV
Sobrou atenção ao bíquini da apresentadora Fernanda Lima e faltou à competição e às ondas de Saquarema na primeira edição do programa, que foi ao ar quinta passada na MTV.

BIG TRIP
Com mais de 40 ondas e 12 atletas inscritos o concurso que oferece R$ 30 mil para a maior onda surfada na temporada será decidido na próxima terça, quando também será discutido a validade do tow-in para 2002. Para acompanhar o julgamento: www.bigtrip.com.br

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM