por Luiz Filipe Tavares

Ex-mutante e rainha do rock brasileiro anuncia que não fará mais shows ao vivo

De 1964 para cá foram 46 anos de dedicação total ao rock n' roll. Neste período, Rita Lee passou de mutante a rainha do rock brasileiro com 17 discos solo de estúdio, seis álbuns ao vivo, sete álbuns com os Mutantes, quatro discos a frente do Tutti Frutti e mais um ao lado de Lúcia Turnbull, o cultuado e obscuro Cilibrinas do Éden. Do estrelato à rejeição dos ex-companheiros de banda, a musa do tropicalismo deu a volta por cima com uma sólida carreira solo e com incontáveis shows memoráveis, que não teremos mais a chance de ver.

No último domingo, dia 22, Rita Lee anunciou oficialmente que está deixando os palcos. Tal qual seus ídolos, os Beatles (a quem homenageou no álbum Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar (Bossa'n Beatles), Santa Rita de Sampa vai parar de se apresentar ao vivo e vai se concentrar em sua carreira como artista de estúdio. Depois de pelo menos 40 anos na estrada, a "Ovelha Negra" abandona os holofotes a partir do próximo dia 28, quando fará seu show de despedida na Praia Atalaia Nova, em Aracaju (SE).

Através de seu perfil no Twitter, a cantora e compositora paulistana de 64 anos disse que está com a saúde fragilizada e que prefere não se expor a mais problemas continuando na estrada. "Aposento-me de shows, da música nunca", ela escreveu em sua página do microblog. "Quem me viu ontem (sábado) pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente 'paixonadacocês'".

Logo abaixo você vê alguns momentos de ouro de Rita no palco. Sentiremos saudades, Tia Rita. Que venham ainda muitos anos de rock para a nossa rainha.

Os Mutantes - Panis Et Circenses (ao vivo na TV Cultura, 1969)

 

Os Mutantes - Bat Macumba (ao vivo na TV francesa, 1969)   

 

Rita Lee e Tutti Frutti - De Pés no Chão (ao vivo no Teatro Bandeirantes, 1974)

 

Rita Lee e Roberto de Carvalho - Mania de Você (ao vivo em 1980)

 

Rita Lee abrindo para os Rolling Stones - Orra, meu (Maracanã, 1995)

 

Rita Lee + Cássia Eller - Luz Del Fuego (Acústico MTV, 2004)

fechar