Logo Trip

Rei do vaivém

O campeão mundial de ioiô é brasileiro. E só conheceu o brinquedo há três anos e meio

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O paulistano Rafael Matsunaga, 26 anos, arrematou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de ioiô realizado em agosto nos Estados Unidos. E isso tendo conhecido o brinquedo há três anos e meio, quando o ioiô era moda de uma marca de refrigerante. Depois que a onda passou, Rafael foi pesquisar na internet sobre o assunto. Descobri que é muito mais malabarismo do que brincadeira. Junto com amigos, foi aperfeiçoando as técnicas e criando manobras. Hoje, manda mais de trinta sem piscar. Praticamente todas que faço são minhas. Fico brincando, mudo o ioiô de lado e surge uma manobra totalmente diferente.


No Campeonato Mundial, cada competidor tem que fazer dez manobras obrigatórias. Quem se der bem passa para a próxima fase, na qual cada um tem três minutos para fazer o que quiser, acompanhado do som que escolher. Rafael arrepiou sob a trilha sonora de um desenho japonês e levou o caneco. Treinava três horas por dia. Abaixo, Rafael ensina passo a passo a manobra que o ajudou a levar a bandeira brasuca para o alto do pódio: a Kung-Fu Aerial. É uma das manobras clássicas da minha categoria, a Counterweight, com um contrapeso no lugar do dedo. (Daniel Costa)


Kung-fu Aerial


1. Jogue o ioiô para a frente e para baixo.
2. Use o dedo indicador para dobrar a corda perto do ioiô.
3. Faça o ioiô atingir o trecho de corda vertical.
Esse é um Bottom Mount.
4. Tire o ioiô do Mount jogando-o para trás.
5. Faça o ioiô balançar para a frente.
6. Quando o ioiô estiver na altura da sua cabeça, solte o contrapeso, jogando-o para a frente. O contrapeso vai continuar subindo e o ioiô vai começar a cair.
7. Depois de uma volta, o contrapeso vai cair atrás do seu ombro.
8. Pegue o contrapeso com a mão esquerda por baixo do ombro direito e use a mão direita para segurar a corda perto do ioiô. Comece a puxar o contrapeso para baixo
9. Aproveite o puxão e jogue o ioiô para trás com a mão direita.
10. O ioiô deve continuar descendo. E passar por baixo do ombro direito.
11. Quando o ioiô chegar na sua frente, basta fazê-lo voltar. Pegue o ioiô com os dedos indicador e polegar.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM