por Redação

O fim de semana deve apresentar muitas ondas de sudeste e tempo complicado

Após um período de tempo seco e ensolarado, enfim um centro de baixa pressão conseguiu romper essa barreira e mudou completamente o cenário das ondas e também do clima. O fim de semana deve apresentar muitas ondas de sudeste e tempo complicado. Temos e continuaremos tendo muitos ventos no cardápio, o que vem dificultando a prática do surf com condições mais amigáveis, mas ainda assim deveremos ter o fim de semana mais intenso de ondas do inverno.

Previsão do Tempo:

Com o avanço da frente fria pela região sudeste (e posteriormente até o norte do país), a situação já mudou por completo. Tempo fechado, chuva e a volta do frio dão o tom para os próximos dias. Ao menos a umidade relativa dobrou e a qualidade melhorou bastante.

Para o fim de semana, infelizmente a indicação é da continuidade do tempo fechado com chuva e frio. As temperaturas começam a se recuperar lentamente, mais perceptível no domingo, dia em que também podem ocorrer algumas aberturas discretas. Praia só pra quem é duro na queda.

Previsão das Ondas:

O swell que começou a encostar na última quarta-feira mantém boa pressão para o fim de semana e os ventos prometem atividade acelerada, girando gradativamente de sudeste para leste/nordeste.

Sábado: Maior dia do fim de semana. As ondas estarão de sudeste com gradativa influência de leste (na verdade trata-se da combinação de um swell de sul e um de leste), quebrando entre 1 metrão e 1,5m. Os picos preferenciais podem quebrar algumas séries ainda maiores. Os ventos deverão soprar entre moderados e intensos de sudeste virando para leste ao longo do dia. Para os picos de leste e sudeste, como a maioria das opções no Guarujá e Ubatuba, a saída é buscar um momento mais calmo, como o famoso zero hora. Ainda assim, sem garantias de que haja essa pausa. Os picos de sul, por sua vez, podem quebrar com menor tamanho, mas tão logo o vento se acertar de leste, a qualidade deve ser favorecida em boa parte deles.

Domingo: Ambas as ondulações devem perder um pouco de pressão e as ondas ganham mais influência de leste, quebrando de leste/sudeste em águas rasas por volta de 1m com séries maiores. Ventos predominam de leste/ nordeste, mais uma vez de moderados a intensos. A formação, de maneira geral, tende a melhorar, mas a mesma regra do dia anterior continua valendo para os picos de leste/ sudeste: surfe cedo, antes do vento apertar! Para os picos de sul, mesmo baixando rápido, a formação deve ajudar devido à direção do vento.

No início da próxima semana uma nova massa de ar seco tende a nos envolver e deve limpar de vez o tempo. As ondas perdem pressão e viram totalmente para leste até terça-feira. Para ficar por dentro de todos os detalhes das ondas e do tempo desta e da próxima ondulação, cadastre-se no ldsurf e receba gratuitamente os boletins completos da LD. Para acompanhar de perto o ajuste fino das previsões, siga-nos também em nosso TWITTER: @liquidsurf.

Abraço e boas ondas!

LIQUID DREAMS
www.LDSURF.com.br

fechar