If Charlie Parker...

por Luiz Filipe Tavares

Blog reúne e organiza milhares de fotos de mitos da música, cinema, literatura e política

Só pra dizer o nome do blog, já é preciso tomar fôlego: If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats. A frase (em bom português, "Se Charlie Parker fosse um pistoleiro, haveria um punhado de imitadores mortos") é o subtítulo da música Gunslinging Bird, do grande Charles Parker. E quando você passa pela fascinação inicial e instantânea que o nome causa, se depara com uma imensa base de dados de pepitas fotográficas, imensa maioria em preto e branco, que registraram momentos históricos da política, literatura, música, televisão, cinema e até da própria fotografia. E acreditem: é muita coisa.

O site é mantido por um grupo de cinco pesquisadores de raridades na internet. Como eles mesmos se descrevem, o blog é "uma série em andamento de observações culturais e pessoais por Tom Sutpen, Stephen Cooke, Richard Gibson, Kimberly Lindbergs e Greg Ferrara. Mais do que isso, If Charlie Parker... é um arquivo pacientemente organizado em diversas formas, com listas em enorme número, todas dividas por assuntos individuais e linhas de tempo específicas. Para falar a verdade, o asseio do grupo é bem impressionante.

Então só pra citar alguns e não passar o dia inteiro só pra listar, o site traz séries como "Um quem é quem da guerra fria", "Aventuras na produção de filmes da América", "Artistas e Animais", "Academia dos subestimados", "em 45 rotações", "A arte do jazz" e eu nem saí da letra A na lista (em inglês) do site. É realmente um número absurdo de fotos, assim como a gama de assuntos apresentada no blog. 

Se você gosta de fotografia antiga e está com muito tempo disponível pode passar dias e mais dias diante do computador só passeando por essa viagem digital no tempo. De Frank Sinatra a Franklin D. Roosevelt, de Quincy Jones a Terry Jones e de Carl Sagan a Groucho Marx, o século XX está bem coberto nesse imenso arquivo. As imagens não estão em alta resolução, mas já valem assim só pelos momentos, entre cruciais e triviais, que registram em si. 

No alto da página nós separamos só uma tímida amostra das milhares de imagens presentes no site. Para conhecer, vai lá no If Charlie Parker... e tenha sua produtividade no trabalho sabotada.

Vai lá: If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats

fechar