por Piti Vieira

Devido ao aquecimento global, muitas competições de esporte são prejudicas. Mas uma empresa europeia teve uma ideia para salvar as modalidades geladas: estoque de neve

O aquecimento global está colocando em risco muitas competições de esportes de inverno que precisam de neve. Isso fez surgir no mercado um novo tipo de negócio: estoque de neve. O finlandês Mikko Martikainen, 59 anos, é pioneiro no assunto. Ele teve essa ideia há mais de 30 anos, e foi o responsável pelo abastecimento da última Olimpíada de Inverno, em Sochi, na Rússia, para a qual estocou por quatro anos.

Sua empresa, Snow Secure, lançada em 2005, também presta serviço para mais de 20 resorts de esqui ao redor do mundo e faz consultoria para a maioria das federações de esqui do planeta. "Trabalhamos ainda como consultores especialistas para o comitê organizador de Sochi, o que incluía planos de contingência para todos os locais de competição", conta Mikko, que começou a trabalhar no ramo aos 17 anos, como instrutor de esqui na Finlândia e se tornou, aos 25, o mais jovem treinador da equipe nacional do país. "Comecei a trabalhar com o mercado de neve depois disso, focando no desafio do aquecimento global. Assim me tornei um dos primeiros a desenvolver formas de estocar neve durante o verão."

Veja também: A nevasca brasileira no Chile

A Snow Secure agora trabalha em ritmo acelerado para prestar serviços e consultoria para a Olimpíada de Inverno da Coreia do Sul, em 2018. E há muito trabalho pela frente afinal, as mudanças climáticas têm impactado diretamente as competições na neve, o que já fez soar o alarme de muitas instituições e empresários da área. "O mundo está ficando mais quente e a indústria de resorts está se preparando para esse cenário preocupante. Temos desenvolvido novos métodos de produção artificial de neve e de estocagem, por isso esse mercado está se expandindo muito." A Snow Secure trabalha em parceria com a Federação Internacional de Esqui na tentativa de encontrar soluções para o derretimento. "De qualquer forma, o esqui nunca deixará de existir, mas sem dúvida terá que se adaptar às mudanças de clima."

Créditos

Imagem principal: Arquivo pessoal

matérias relacionadas