Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Se tiver fome durante suas andanças, coma algum dos inúmeros petiscos oferecidos pelos camelôs. ?Tudo é saboroso e bem-feito. Na beira do Mar Negro comem-se deliciosos peixes fritos na hora, em barquinhos atracados ao cais. Enquanto você devora seu sanduíche, aproveite para admirar o equilíbrio dos cozinheiros sobre os barcos, que balançam desesperadamente, o tempo todo.? Outra dica do DJ são as casas de chá espalhadas pela cidade: ?Peça seu chá e um narguilé. Tire os sapatos para relaxar sobre as almofadas espalhadas pelo chão. A idéia aqui é fumar tabaco legal misturado a aromas e sabores de frutas, acompanhado de um chazinho, um café ao modo turco, e deixar o tempo correr?. Noite Dolores tocou por duas noites seguidas no Babylon, ?um dos melhores clubs do mundo?, sentencia o DJ. O lugar, localizado em um antigo prédio, possui uma programação eclética, que inclui nomes do jazz, reggae e hip-hop, assim como artistas locais. Naquele mês, além do brasileiro, tocaram no club Peter Gabriel e Four Tet [projeto inglês de inteligent dance music]. Na entrada do Babylon é possível comprar discos do selo local, Doublemoon, empreendimento do dono do club e de casting tão diversificado quanto a programação da casa. ?Um choque cultural entre a tradição e as pistas de dança do mundo, o acústico e o eletrônico, Ocidente e Oriente, complexo, inteligente e bonito como a cidade?, finaliza Dolores. Endereços: Pera Palas Hotel Istanbul Mesrutiyet Caddesi, 98-100 Tepebasi 80050 Tel.: (212) 251-4060 Maiores informações: http://www.perapalas.com Babylon Þeyhbender Sokak No: #3 Tel.: +90 (212) 292-7368 De quarta a sábado, até as 2 da madrugada. Os shows acontecem por volta das 23 h. Fechado de julho a setembro. The Egypt Market ou Spice Market (mercado municipal) Como chegar: no sudoeste de New Mosque, perto de Galata Bridge e Eminonu (Por Bruna Bittencourt)
Por uma ironia do destino, Helder Aragão, mais conhecido na persona de DJ Dolores, sempre escolheu profissões que o obrigavam a viajar, apesar de sua resistência em sair de casa. Na década de 90, o DJ percorreu boa parte do país como documentarista. Desde 2000 ele desembarca todo ano na Europa para mostrar sua apurada união entre a tradição nordestina e as batidas da música eletrônica. Mas, mesmo longe de casa, não há muito do que reclamar: em junho passado, Dolores, acompanhado pela Aparelhagem (seu novo projeto), tocou em Istambul, na Turquia. A cidade é dividida pelo estreito de Bósforo em duas partes: uma na Europa e outra na Ásia. ?Conheci uma cidade dos sonhos, um lugar de troca e mistura, ponto de encontro entre a civilização ocidental e a oriental?, conta ele.
A primeira dica do DJ é partir da Alemanha, que concentra uma grande população de imigrantes turcos. O preço das passagens no país para Istambul é mais em conta do que no resto da Europa e os vôos são freqüentes. Onde ficar Na cidade, o endereço de Dolores e sua trupe era o lendário Pera Palas, hotel construído em 1982 para hospedar os passageiros do Expresso do Oriente. Agatha Cristhie ambientou uma de suas novelas no hotel e tem seu quarto mantido intacto para visitação. ?O Pera Palas é mesmo incrível com seu velho elevador e pisos de madeira que rangem quando nele pisamos. Uma atmosfera misteriosa e não muito recomendável para aqueles que acreditam em mal-assombro?, avisa Dolores.
Compras
Por coincidência, o guia do grupo na cidade era um velho conhecido: Serkan, voz da faixa O Enigma Turco, do álbum de estréia de Dolores, Contraditório. Serkan vive na Inglaterra, mas passa o verão em sua terra natal, como guia turístico. A primeira parada do grupo foi o mercado central de Istambul, onde não faltam temperos, frutas, bijuterias, narguilés [uma espécie de cachimbo] e os famosos olhos turcos ? amuletos de vidro que protegem contra o mau-olhado. A pechincha é obrigatória. Com algum esforço e paciência, você consegue reduzir o preço inicial mais do que pela metade.
Não perca!
A igreja de Santa Sofia, construída no ano 80 do século 1, é outra parada obrigatória na cidade. O imenso prédio sobreviveu a guerras e terremotos e foi sucessivamente trocado de dominadores, que deixaram sua presença registrada. ?A arquitetura, os vitrais, os afrescos espalhados por toda a construção são uma verdadeira aula de história?, conta o DJ. Santa Sofia é o único templo no mundo que também é uma mesquita. Aliás, em Istambul, não faltam gigantescas mesquitas.
Onde comer
Tünel-Asmalýmescit-Beyoðlu 80040
Tel.: +90 (212) 527-3909
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu