Entrevistamos o criador do clipe não oficial da faixa do rapper Criolo
De primeira, falar o nome pode ser tão difícil quanto cantar alguns trechos da música. “Mamãe caprichou na hashtag”, brinca Ayrllys Allan. Com um computador simples, desenhos e muita paciência, o jovem transformou a faixa "Grajauex" em um clipe que já conquistou mais de cem mil visualizações no Youtube e até o aval do rapper Criolo.
Em comum os dois têm o lugar onde vivem. Allan também é do Grajaú, bairro que ganhou o Brasil na letra de Criolo. Foi numa das vezes em que a música tocava no computador que o ilustrador resolveu botar no papel o que ouvia. “Quando vi, já estava fazendo a animação”, conta ele.
Pouco tempo após a divulgação do clipe, Allan largou o emprego e resolveu se dedicar a projetos pessoais. A motivação vem da boa recepção do vídeo nas redes sociais. Para coroar, o agradecimento do próprio Criolo por meio de sua página no Facebook. “Quem sabe em breve não dou um pulo no Pagode da 27 e encontro ele por lá”, conta Allan.
Trip: Como surgiu a ideia de fazer esse clipe?
Ayrllys: Estava em casa e queria desenhar. Esse é um problema de quem desenha: em muitos momentos só queremos desenhar, mas não tem um tema especifico. A música pulou no player e bateu a vontade de ilustrar uma parte dela. Quando vi, já estava fazendo a animação.
Como você fez o vídeo? A parte de animações foi totalmente feita no PowerPoint. A parte ilustrada foi só Photoshop, mas o começo da ideia partia sempre do papel.
Quanto tempo demorou para fazer o vídeo? O primeiro esboço faz dois anos e durante o processo tive umas interrupções porque só conseguia fazer no tempo livre. Se colocar em tempo corrido fica por volta de seis meses de trabalho.
E essa história de oficializar seu clipe? Você gostaria que isso acontecesse? Eu queria uma benção do Criolo e obtive. A ideia de oficializar partiu das redes sociais. Foi uma parada espontânea. Nunca botei em lugar nenhum que queria isso dele, mas a galera curtiu e se identificou muito com o trabalho. Só tenho a falar que fiquei feliz demais com essa repercussão. Cada comentário a respeito me da um gás monstruoso.
Você acha que o clipe representa bem o Grajaú? A galera está curtindo. Não posso representar o todo, mas minha visão era aquela. Espero de verdade que tenha agradado a maioria. Sou muito grato ao bairro.
Você pretende fazer outros clipes como esse? Confesso que a obra ia parar no clipe do Criolo, mas tem muita coisa legal aparecendo. Vou ver, sentar e botar tudo no papel. Pode sair coisa boa em breve! Para a galera que quiser acompanhar basta dar uma buscar por "Ayrllys" que não tem erro. Mamãe caprichou na hashtag.