Logo Trip

Cristo salva

DownRio-2001, realizada no alto do Corcovado, foi boa para patrocinador, para o público e para o skate

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Muito feliz a iniciativa da Red Bull na realização do DownRio-2001, o evento internacional de street luge e speed skate que aconteceu nesse fim de semana no Rio de Janeiro.
Com a realização do terceiro evento internacional de grande porte nos últimos meses, a marca deixa clara a sua contribuição para o crescimento dos esportes não-convencionais – em especial o skate -, seguindo a bem-sucedida estratégia de outros países.
Bom para a marca, que se diferencia e fortalece sua identidade, bom para o esporte, e muito bom também para o público, que presenciou um evento inédito em local paradisíaco: a ladeira em forma de serra do alto do Corcovado. Com certeza uma das vistas mais bonitas do mundo.
O público, bem eclético e numeroso, não decepcionou e foi atração complementar. Chamavam atenção os turistas, que foram conhecer o Cristo Redentor de perto e aproveitaram para ter contato com a novidade, e o público feminino em quantidade e qualidade suficientes para tornar a competição ainda mais agradável.
O palco do evento, uma serra recheada de curvas íngremes ocupando 900 metros do alto da montanha, proporcionava para os competidores velocidades que chegavam na casa dos 70 km/h. Cerca de 10 mil fardos de feno espalhados por toda a lateral da pista garantiam a sobrevivência daqueles que perdiam o controle.
Os motivos do tamanho risco, além do desafio e do privilégio do convite – o evento era seletivo-, eram também a boa recompensa, US$ 10 mil por categoria.
A origem do speed skate remete ao início do esporte. Desde o início da década de 70, praticantes na busca do aperfeiçoamento técnico disputavam ‘corrida’ entre cones (slalom) nas retas. Ganhava quem chegava primeiro, mas perdia pontos quem derrubava os cones. Skates especiais com rodas maiores, shape (tábua) pesado e estreito, eixos já acoplados com rolamentos ultra-rápidos, capacetes reforçados e um macacão com proteção embutida proporcionam segurança mínima para velocidades que, na reta, chegam com facilidade aos 90 km/h.
O street luge é a versão urbana do trenó. A diferença de velocidade entre o street luge e o speed skate oscila para cima, na casa dos 20 km/h, só que, enquanto o primeiro vai deitado, o segundo vai em pé, rezando para não cair.
Cenário armado, dos 18 competidores, oito eram brasileiros. Entre ralados, torções e acidentes em geral, dos nossos oito, somente Juliano Cassemiro, o ‘Lilica’, mais um brasileiro sem apoio, a figurar entre os oito semifinalistas.
Sentida a ausência de Sérgio Yuppie, o maior nome brasileiro e ícone do skate em ladeiras, que não foi convidado para o evento. O consolo é que, com eventos como esse, nossa evolução é mera questão de tempo. Há um ano, mal sabíamos da existência desses modernos equipamentos.
Ficou comprovado que o diferencial, além de uma boa largada, deve levar em conta o mínimo de sorte, pois não é nada fácil entrar numa curva de quase 180 a 50 km/h, dividindo um espaço em que mal caberiam dois carros, com mais três skatistas. Talvez isso explique o porquê de Juliano ficar em sétimo, ou Manu Atuna (líder da modalidade), em segundo. O campeão, o suíço Andreas Pfander, realmente andou muito, muito seguro e muito rápido. Rezou mais e errou menos.

X-Games
O skatista Bob Burnquist, atual campeão mundial, venceu no vertical. Tony Hawk, recordista dos jogos em 12 medalhas, e Andy Mac Donald ganharam a prova de duplas.
Kitesurfe Araruama (RJ) abriga neste fim de semana o primeiro Campeonato Brasileiro. A prova terá 42 competidores, sendo dez mulheres.

WQS
Neco Padaratz foi invicto à final em Lacanau (FRA), quando Joel Parkinson venceu. Marcondes Rocha veio das triagens e foi quarto.

Longboard
Com a vitória em Jeffrey’s Bay (AFS), Colin Mc Phillips conquistou seu segundo título na modalidade. Picuruta Salazar ficou em quinto lugar na prova e no ranking.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM