por Bruna Barone

”Ele tinha um compromisso com uma sociedade melhor”

Em 2015, um dos arquitetos paulistas mais influentes do século XX, João Batista Vilanova Artigas, completaria 100 anos. Ele foi idealizador de obras icônicas como o edifício Louveira, no bairro Higienópolis, o Estádio do Morumbi e o edifício-sede da FAU-USP, todos na capital paulista.

"Artigas tá meio infiltrado em São Paulo, todo lugar tem alguma coisinha dele. Ninguém sabe muito bem, mas ele tá por aí", garante a neta do arquiteto, Laura Artigas, em conversa com o Trip TV.

Segundo o também arquiteto e ex-aluno de Vilanovas, Ruy Ohtake, Artigas foi um grande mestre pra ele, "pelo conhecimento que dispôs pra todos nós, mas também como uma pessoa que está muito preocupada com as questões sociais que envolvem a cidade".

O programa conversou também com Chico, zelador do edifício Louveira há 18 anos; com o ex-jogador de futebol Raí, que fala sobre suas memórias no estádio Morumbi; e também com o codiretor de uma cinebiografia sobre o arquiteto, Pedro Gorski.

Vilanova Artigas: As Cidades como as Casas, as Casas com as Cidades estreia ainda em 2015, durante as comemorações do centenário do arquiteto marcadas para começar no próximo mês de junho.

Assista a reportagem completa

matérias relacionadas