por Alexandre Potascheff

Especialista francês conta como é fazer ciência no Brasil e revela os segredos para você envelhecer com qualidade: ”Cuidar dos outros, evitar excessos e... surfar”

Hugo Aguilaniu é um cientista francês —  especialista em longevidade e em envelhecimento —  que deixou uma confortável carreira de pesquisador na França para presidir o Instituto Serrapilheira, uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada aqui no Brasil para valorizar e aumentar a visibilidade e o impacto da ciência nacional através do financiamento de pesquisas.

Graduado em Biologia, ele é doutor pela Universidade de Gothenburg (da Suécia), tem pós-doutorado pelo Instituto Salk de Estudos Biológicos (dos EUA) e é vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França. Dentre suas especialidades, está o pequeno verme da espécie C. Elegans, um simpático bichinho que o ajudou a entender um pouco mais sobre as consequências do aumento da expectativa de vida na espécie humana.

Na conversa com o Trip FM, esse super bem-vindo “maluco” que trocou Lyon pelo Rio de Janeiro pra ajudar a ciência nacional a pegar no tranco analisa a produção científica brasileira, fala a real sobre os tratamentos que prometem reverter os efeitos da idade e revela o segredo pra você envelhecer com qualidade: “cuidar dos outros, evitar excessos e... surfar”.

ESCUTE A ENTREVISTA COMPLETA NO PLAY ABAIXO:


SET LIST
Thomas Fersen —  Le chat Botté
The Rolling Stones —  Time is on my Side
Gal Costa —  Vou Recomeçar
Andrew Bird —  Are You Serious
Ouça todas as músicas que rolaram no Trip FM em 2018

Créditos

Imagem principal: Fernando Martins

matérias relacionadas