Especialista francês conta como é fazer ciência no Brasil e revela os segredos para você envelhecer com qualidade: ”Cuidar dos outros, evitar excessos e... surfar”
Hugo Aguilaniu é um cientista francês — especialista em longevidade e em envelhecimento — que deixou uma confortável carreira de pesquisador na França para presidir o Instituto Serrapilheira, uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada aqui no Brasil para valorizar e aumentar a visibilidade e o impacto da ciência nacional através do financiamento de pesquisas.
Graduado em Biologia, ele é doutor pela Universidade de Gothenburg (da Suécia), tem pós-doutorado pelo Instituto Salk de Estudos Biológicos (dos EUA) e é vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França. Dentre suas especialidades, está o pequeno verme da espécie C. Elegans, um simpático bichinho que o ajudou a entender um pouco mais sobre as consequências do aumento da expectativa de vida na espécie humana.
Na conversa com o Trip FM, esse super bem-vindo “maluco” que trocou Lyon pelo Rio de Janeiro pra ajudar a ciência nacional a pegar no tranco analisa a produção científica brasileira, fala a real sobre os tratamentos que prometem reverter os efeitos da idade e revela o segredo pra você envelhecer com qualidade: “cuidar dos outros, evitar excessos e... surfar”.
ESCUTE A ENTREVISTA COMPLETA NO PLAY ABAIXO:
SET LIST
Thomas Fersen — Le chat Botté
The Rolling Stones — Time is on my Side
Gal Costa — Vou Recomeçar
Andrew Bird — Are You Serious
Ouça todas as músicas que rolaram no Trip FM em 2018
Créditos
Imagem principal: Fernando Martins