Tpm

por Isabela Mena
Tpm #145

Existe cor-de-rosa-choque na cultura chicana em São Paulo. Mas não provoque

Um grupo de homens tatuados vestindo Dickies (calça larga cáqui), camisetas Dogders e bonés foi o primeiro contato que a jornalista americana Phuong-Cac Nguyen, 37 anos, teve com a cultura lowrider em São Paulo. Natural de Los Angeles, berço desse estilo de vida nascido entre imigrantes mexicanos que curtem hip-hop, bicicletas baixas e carros antigos, ela identificou na hora a versão paulistana dos cholos. Muitos outros encontros depois geraram o curta-metragem South American Cholo, sem data de estreia no Brasil.


Única mulher a falar no documentário – o ambiente é predominantemente masculino –, Mariana Martins conheceu os cholos em 2006, por meio do marido, e acredita ser a primeira brasileira a montar uma bike lowrider. No nosso clube, agora, há outras mulheres fazendo bikes, mas a minha deu o pontapé inicial, conta a analista contábil de 28 anos.


“No nosso clube, agora, há outras mulheres fazendo bikes, mas a minha deu o pontapé inicial”


Mariana esperou seis anos para ter a bike pronta – os acessórios vêm de fora e os impostos são altos. A indumentária, parte importante dessa cultura, passou pelo mesmo problema. Até pouco tempo atrás, o tênis Nike Cortez, ícone do lowrider, só era encontrado na Galeria do Rock, no centro de São Paulo. Não havia Dickies para mulheres. Outros elementos femininos são as bamboo earrings, argolas grandes e douradas, topete e delineador marcado – quase uma pinup dos anos 50. Quase. Porque as cholas gostam de aparecer com a cara fechada, quase sisuda. Acho que é uma forma de transmitir postura e respeito, explica a garota.

fechar

Entre em contato
com a trip


fale conosco

PABX +55 (11) 2244-8747
Caixa Postal: 11485-5
CEP: 05414-012
São Paulo - SP

atendimento ao assinante

SP (11) 3512-9465
BH (31) 4063-8433
RJ (21) 4063-8482
das 09h às 18h
assinaturas@trip.com.br
 CENTRAL DO ASSINANTE 

ou se você preferir:

e-mail inválido!
mensagem enviada!
fechar

Assine


E leve ousadia, moda, irreverência,
comportamento, inspiração.
Tudo isso com coerência, profundidade
e um olhar que só a Trip tem.

trip

Desconto de 25%

11 edições
R$ 98,18
6 x R$ 16,36

Capa Conceito

assinar

11 edições
R$ 98,18
6 x R$ 16,36

Capa Trip Girl

assinar

trip

Grátis um super relógio

22 edições
R$ 261,80
6 x R$ 43,63

Capa Conceito

assinar

22 edições
R$ 261,80
6 x R$ 43,63

Capa Trip Girl

assinar
fechar