Como aproveitar os restos de ovos de Páscoa em sobremesas e até em pratos principais
Toda Páscoa é a mesma coisa. Peço para não ganhar chocolates, mas minha mãe e minha avó não me dão ouvidos. “Ao menos pro seu marido, tadinho” é o coro que elas fazem. Não sou exatamente uma chocólatra, exceto em certos dias do mês. Mas, como podem ver, sou casada com um. E sei que mesmo essas pessoas não conseguem dar conta do excesso desta época do ano. Sempre sobra chocolate pela casa por alguns meses...
Este ano, no entanto, em vez de morrer de tédio com simples lascas de ovo aqui e ali, eu resolvi fazer algo de diferente... (Tá, prometo que paro com a Luiza Marilac aqui). Pesquisei diversas maneiras de aproveitar os restos de chocolate, que divido com vocês aqui.
O ponto de partida é quase sempre o chocolate de sua preferência ralado, picado ou derretido. Nas duas primeiras opções não há segredo, basta usar um ralador, sua faca ou, como faz o Jamie Oliver, dar uma surra na pia com a barra de chocolate (ainda no pacote, hein?).
Derreter requere um certo cuidado. Jamais coloque o chocolate direto numa panela sobre o fogo. Ele queima. Para acelerar o processo, pique em lascas finas e coloque em banho-maria em fogo baixo e vá misturando. Mais fácil ainda: derreta o chocolate picado no microondas: em potência média, por um minuto. Misture (se não tiver derretido completamente, continue alternando 30 segundos e mexendo).
Outra coisa: mantenha as superfícies e ferramentas secas, livres de água, que endurece o chocolate derretido e o deixa opaco.
Agora vamos ao ponto:
. As meninas confeiteiras da Folie, Carolina Carnicelli e Renata Fernandes, sugerem usar as sobras picadas em cima de sorvete ou na massa do bolo (para assar e derreter!). Hmmm!
Outras inspirações doces:
. Chocolate com corn flakes
. Chocolate derretido sobre frutas secas e nozes
. Chocolate derretido sobre morangos
. Ganache (mistura cremosa que pode ser usada como recheio e cobertura de bolos, por exemplo)
E para quem acha que chocolate merece estar no prato principal (eu!):
. Risotto de chocolate
. Chili con carne (e chocolate)
Por fim, uma receita – testada e aprovada - que eu fiz essa semana: uma espécie de Mole Poblano.
Digo “espécie” porque é uma mistura de várias receitas que vi na internet e achei em meus livros. Não tinha nenhum dos chiles mexicanos pedidos: mulato, pasilla, ancho ou cascabel. Por isso me virei com as pimentas de casa: dedo-de-moça e jalapeño e um tantinho de chile chilpotle adobado que eu trouxe de uma viagem aos Estados Unidos. O resultado é vira-latíssimo, mas, para quem gosta de especiarias e temperos é uma ESCOLHA MATADORA, ligeiramente adocicada e muito, muito perfumada.
Uma das minhas fontes de inspiração, esta receita, pedia biscoitinhos doces em formato de animais. Na falta deles, usei Club Social mesmo. Não estranhe. É para engrossar o caldo. Se preferir, você pode usar uma tortilla ou uma fatia de pão de forma.
Você pode substituir o frango por peru e até acrescentar carne de porco ou de boi. Faça uma pesquisa. Também não sei de boas versões vegetarianas, mas aceito sugestões! Se preferir, no lugar do óleo, pode usar gordura de bacon ou a própria banha de porco (essa é para as cozinheiras roots).
MOLE POBLANO DE FRANGO
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h30
[passo a passo na galeria abaixo]
Para o frango:
1 frango inteiro (1,6 kg)
2 litros de água
½ cebola
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de pimenta-do-reino preta moída na hora
¼ colher de chá de orégano
Modo de preparo:
1.Coloque todos os ingredientes em uma panela grande em fogo alto.
2.Quando ferver, reduza o fogo e tampe a panela.
3.Deixe no fogo por uma hora ou até que o frango esteja totalmente cozido.
4.Coe e reserve o caldo de frango.
5.Desfie o frango.
Para o mole:
2 colheres de sopa de óleo
Pimentas e chiles a gosto (eu usei dedo-de-moça, jalapeño e chilpotle adobado)
½ xícara de amêndoas sem pele
¼ xícara de amendoins torrados sem casca e salgados
3 dentes de alho
½ cebola
1 tomate cortado ao meio e sem sementes
½ banana-da-terra picada
1 pacotinho de Club Social original
1 punhado de uvas passas
3 cravos
¼ colher de chá de canela em pó
1 anis estrelado
2 colheres de sopa de sementes de gergelim tostadas
5 xícaras do caldo de frango reservado
45 g (ou cerca de 4 quadradinhos) de chocolate meio amargo picado.
1. Numa panela grande, em fogo médio, adicione um pouco de óleo e doure as “pimentas”. Mexa constantemente para que não queimem. Reserve.
2. Adicione mais um pouquinho de óleo e as amêndoas e amendoins à panela. Doure e reserve.
3.Adicione mais um tiquinho de óleo, a metade da cebola e os três dentes de alho inteiros e doure. Reserve.
4. Adicione mais um pouco de óleo e as metades sem sementes dos tomates e toste na panela. Reserve.
5. Corte a banana-da-terra ao meio, adicione mais um pouco de óleo na panela e doure as bananas. Reserve.
6. No liquidificar ou processador, bata as pimentas, amêndoas, amendoins, cebola, alho, tomate e banana-da-terra.
7. Acrescente à mistura a bolacha, uvas passas, cravo, canela, anis estrelado e uma colher de sopa do gergelim. Bata até obter a consistência de um purê grosso.
8. Volte esse purê ao fogo e acrescente o caldo de frango. Ferva.
9. Finalize com o chocolate picado.
10. O sal do frango e do amendoim devem dar conta do recado, mas ajuste ao seu gosto, se necessário. Corrija as pimentas, se não tiver medinho (eu fui meio boba, na próxima ousarei mais!)
11. Sirva o mole sobre o frango desfiado, complete com o restante de gergelim por cima e use como recheio de tortillas (eu comprei as do tipo prontas, Rap10 integrais). Você também pode servir o frango com arroz. Essa moça foi um passo além e serviu com... polenta mole!
P.S.: Sobra bastante mole na panela. Você pode se matar de comer tudo ou complementar o frango no dia seguinte (ele fica mais seco) ou congelar por dois meses. E você? Como aproveita seus restos de chocolate? Conte pra gente nos comentários abaixo!
(*) Gabriela Sampaio Fergusson, 35 anos, é jornalista especializada em Gastronomia e Tecnologia e mantém o tumblr Céu da Boca http://ceudaboca.tumblr.com