O que Shiva, Ghandhi, literatura, Mahabharata, super-heróis e crianças têm em comum?
Uma boa surpresa aqui na Índia foi descobrir desenhos animados que contam a história dessa civilização. Entre os desenhos estrangeiros na TV como “Ben 10” e “Tom e Jerry”, passam desenhos indianos incríveis como “Hanuman”, “Legend of Prince Ram”, “Tenali Rama”, “Krishna and Balram”, “Ganesh and Kartikeya”, e mais um monte. Eu acho esses desenhos ótimos, bem feitos e divertidos. As crianças aprendem desde cedo a história do seu país e se reconhecem nos personagens: crianças com bindi na testa, mulheres vestindo sari, homens de turbante e os deuses combatendo o mal e a ignorância através de valores morais universais como amor e coragem. A criançada cresce orgulhosa das suas raízes, cultura e valores, ao mesmo tempo que tem o direito ao universo da fantasia respeitado. Ai, que saudades da Emília!
Esses são apenas alguns desenhos sobre personagens e histórias indianas:
Falando bem rapidamente, o “Ramayana” é uma das mais importantes obras literárias da Índia antiga e teve um profundo impacto na arte e na cultura do país. É um épico sânscrito com 24 mil versos escrito por Valkime, não se sabe exatamente se em 500 a.c. ou 100 a.c. O poema conta a história do príncipe Rama de Ayodhya, cuja esposa Sita é sequestrada pelo demônio rei de Lanka, Ravana. Rama é uma divindade popular adorada pelos hindus e a rota de sua viagem é percorrida todos os anos por peregrinos devotos. De acordo com a tradição hindu, ele é uma encarnação do deus Vishnu, que é parte da trindade hindu: Brahma (o criador), Shiva (o transformador) e Vishnu (o preservador). O principal propósito da sua encarnação é demonstrar o caminho correto (dharma) para as pessoas na terra. As últimas palavras de Mahatma Gandhi, sim ele mesmo, antes de morrer, foi o mantra de Ram. Respire fundo e vai lá!
Legend of Prince Ram
Hanuman, o famoso deus macaco do hinduísmo, é uma encarnação do poderoso deus Shiva, o deus da transformação. Hanuman é o líder do exército que ajudou o príncipe Rama vencer o malvado Ravana, no épico “Ramayana”. Ele é o mais poderoso de todos, pode voar, muda de forma e de tamanho. Depois de ajudar a vencer o vilão Ravana, o príncipe Rama disse para o Hanuman pedir a recompensa que quisesse. Ele respondeu: “Quero devoção infinita que é fonte da felicidade eterna”. Depois dessa, Hanuman é a corporificação da devoção no hinduísmo e segundo ele “aquele que tem mais poder, pode servir melhor”. Matador (no bom sentido)!
Hanuman Agadam Pagadam
Hanuman
Hanuman Chalisa
Krishna é considerado pelos hindus a oitava encarnação do deus Vishnu e surgiu na terra há 5 mil anos para destruir o mal. Ele aparece no épico “Mahabharata”, no “Bhagavad Gita”, escrito por Krishna Dvapayaana Vyasa, texto com mais de 74 mil versos e quase 2 milhões de palavras em sâncrito. “Mahabharata” é o texto sagrado de maior impotância no hinduísmo e fala sobre o tri-varga, ou as três metas na vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma, a religiosidade que se resume em códigos de conduta moral e rituais. Mahatma Gandhi se apoiou em instruções do “Bhagavad Gita”, que sabia de cor, como instrumento legítimo de fé e na elaboração do conceito da “não-violência”. Krishna é muuuuuito popular, e várias religiões não-hindus com versões de Krishna, surgiram na Índia.
Shiva é o deus hindu da transformação. Ele destrói para construir algo novo. Mando um doce indiano de presente pelo correio para quem nunca tenha visto uma imagem de Shiva, o deus azul com uma serpente no pescoço. Shiva mora no Mount Kailasa, nos Himalaias, e está associado ao fogo, elemento que representa a transformação. Tudo que passa pelo fogo se transforma: o alimento que vai ao fogo, a água se evapora, os corpos cremados viram cinzas. Ele é o pai de Ganesha, o deus da boa sorte e prosperidade, que remove todos os obstáculos, e de Kartikeya, o cientista dos deuses que monta um pavão voador matador de serpentes.
Ganesh and Kartikeya
Bal Ganesh
Tenali Rama
Uma viagem no tempo volta ao mundo dos monarcas e palácios. Tenali é baseado em um personagem do folclore indiano, o homem da corte favorito do rei, que acaba colecionando muitos inimigos devido à sua popularidade. Mas, como um bom herói, Tenali usa sua inteligência e charme para vencer os adversários. Om Namaskar!!