As dicas de quem encontrou nos produtos veganos e nas receitas caseiras o melhor caminho para se cuidar
Marcas veganas que valem o investimento: A Surya e a Lush têm linhas que valem o investimento, outras, nem tanto; é preciso aprender a escolher. Entre as marcas brasileiras estão a Souvie, a Sabon Sabon, a Boa Saboaria e a Ikove. Entre as estrangeiras que vendem no Brasil, indico a Perpurr (da Espanha) e a Alva (da Alemanha).
Não saio de casa sem: Um óleo ou manteiga hidratante. Tenho mania de hidratar os lábios ou cutículas. Se acontece de esquecer, uso azeite de oliva.
Faz bem pra beleza: Autonomia nas escolhas, usar menos produtos, usar produtos com menos ingredientes, fazer em casa, recorrer às práticas antigas.
Faz mal pra beleza: Excessos, acúmulo de produtos, esquecer quem você é.
O maior arrependimento estético: As horas que gastei escovando os cabelos. Acreditava que meu cabelo deveria ficar liso para ficar bonito. Pensava que não tinha problema pois era um procedimento físico (com calor) e não químico (como alisamento). Quando parei de usar xampus cheios de sulfatos entendi o formato do meu cabelo e hoje não consigo passar perto do secador.
Receita caseira divina para a pele: Tônico de chá de camomila com vinagre. Misture os ingredientes na proporção de 3 colheres de sopa de chá gelado para 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Passe no rosto após a lavagem. É bom para acalmar a pele de inflamações ou para quem está enfrentando as espinhas.
Receita caseira maravilhosa para o cabelo: Misture 3 colheres de chá de óleo vegetal (de semente de uva, de abacate ou de coco) e 15 gotas de óleo de argan. Algumas gotinhas dessa mistura podem ser usadas antes ou após o banho nas pontas dos cabelos, mesmo os que têm a raiz oleosa. Os fios ficam macios e com brilho, além de evitar o frizz.