Expedições pioneiras recolhem corpos e lixo no topo do Evereste

por Elka Andrello

Um dia desses fui tomar café com uns sherpas tudo de bom, olha só que legal o trabalho que eles fazem aqui no Nepal!

 

Um dia desses fui tomar café com uns sherpas tudo de bom, olha só que legal o trabalho que eles fazem aqui no Nepal!

 

Duas expedições nepalesas tiveram uma iniciativa inédita: recolher o lixo deixado no Evereste. A montanha mais alta do mundo foi aberta para expedições em 1952, segundo o governo do Nepal, 5.070 pessoas já escalaram a montanha no lado nepalês, e desde então restos de tendas, cordas, galões de oxigênio, latas de coca-cola e até corpos (mais de 300 pessoas morreram na montanha), se acumulam da base até o topo. Com o aquecimento global a neve está derretendo e mais corpos e lixo  aparecem.  Escaladores sherpas recordistas em número de vezes a chegar ao summit (topo) como o recordista mundial Apa Sherpa, 20 vezes no topo do mundo, e Dorji Sherpa, 15 vezes summiter, perturbados com a quantidade crescente de lixo encontrado, criaram expedições pioneiras para limpar a montanha e chamar atenção para o aquecimento global.

 

 

OUR EXTREME EVEREST EXPEDITION 2010

Essa expedição foi formada por 31 sherpas, entre eles 20 montanhistas e 11 carregadores. No total 6 membros da equipe chegaram ao summit há 8.848m, onde onde ficaram 30 minutos coletando lixo, e 20 membros na zona da morte, parte da montanha que fica acima de 8.000 m.  Na zona da morte mal dá para se mover por causa da altitude e do ar rarefeito, imagine o esforço que é coletar e carregar 2 corpos e 1.800 kg de lixo. Os corpos resgatos são de um ecalador russo que morreu esse ano, segundo eles “um gigante”, precisou de 6 sherpas para carregá-lo, e o outro  de um suíço morto em 2008. Os corpos foram trazidos até o acampamento na base do Evereste e transportados de helicóptero para Kathmandu. A expedição foi um sucesso, com os dados coletados e a quantidade de lixo trazida, eles conquistaram o respeito do governo nepalês e agora trabalham em conjunto para criar leis de proteção ao Evereste e à cordilheira do Himalaia.

 

ECO EVEREST EXPEDITION

Essa foi a 3.a  edição da ECO EVEREST EXPEDITION. Em 2008 eles coletaram 965 kg de lixo na base do Evereste, sendo 75 kg de restos humanos (fezes). Em 2009 trouxeram 6.000 kg de lixo e a carcaça de um helicóptero de 700 kg que caiu em 1973, há 5.486 m de altura.  Desde 2008 até hoje eles recolheram 12.000 kg de lixo e 300 kg de restos humanos. Apa Sherpa, integrante da equipe, bateu o seu próprio recorde mundial ao chegar no topo do Evereste pela 20.a vez em maio de 2010, durante a expedição. Para mostrar que é possível escalar a montanha sem destruir e poluir, eles usaram fontes alternativas de energia como um sistema solar parabólico para cozinhar e SteriPENS para purificar a água.

 

 

fechar