Eu Quero Ser Eu, livro infanto-juvenil da Clarah Averbuck

por Flora Paul

A escritora Clarah Averbuck dá dicas de atividades culturais para fazer com os pequenos

A escritora Clarah Averbuck deixa de lado a literatura underground para lançar Eu Quero Ser Eu, seu primeiro livro infanto-juvenil, e dá dicas de atividades culturais para fazer com os pequenos.

Depois de surgir da literatura underground e falar de temas como amor, solidão e as casualidades da vida em livros como Máquina de Pinball e Vida de Gato, Clarah Averbuck resolveu fazer um livro infanto-juvenil. “Porque eu acho que eles ainda podem ser salvos, já que os adultos não têm mais jeito!”, disparou a escritora ao site da Tpm, por telefone.

No novo livro, Eu Quero Ser Eu, que será lançado ainda este ano pela editora Cosac Naify, Clarah escreve sobre uma menina de 14 anos que está entrando no ensino médio e percebe que não se encaixa nos padrões da escola: “Ela não se encaixa muito, fica criando um mundo dela, tirando onda das outras pessoas que formam panelinhas”. Exatamente por isso o livro se chama Eu Quero Ser Eu. “Nesta idade, as meninas se deixam levar pelas panelinhas e sempre querem ser alguém... e todo mundo cobra que elas sejam alguém enquanto elas estão tentando se encontrar.”

Enquanto termina o livro, Clarah dá dicas de atividades culturais que sempre faz com sua filha, Catarina, de 5 anos. 

1. Parque Buenos Aires 

A praça que virou parque em 1987 é um dos lugares preferidos para levar Catarina: “Ela sempre fica lá se lambuzando na terra e fazendo amigos, sua especialidade, ao contrário da mãe”. O parque tem muitos jardins e alamedas, com árvores de todos os tipos e muitos passarinhos, além de um parquinho para crianças. 

2. Qualquer exposição d'OSGEMEOS 

“Qualquer exposição d'OSGEMEOS! Ela ficou louca na última. Acho que as crianças se identificam com os desenhos”, conta a escritora. Você pode dar a sorte de encontrar a arte dos irmãos grafiteiros por algum muro de São Paulo.

3. Fazer cabaninha em casa 

“Não tem uma criança neste mundo que não curta fazer uma cabaninha de lençol e ficar ouvindo histórias. Recomendo Procurando Firme, da Ruth Rocha, que certamente ajudou a formar minha personalidade.” Mais fácil e delicioso impossível! 

Vai lá: 

  • Parque Buenos Aires
  • Av. Angélica, s/n, Higienópolis, São Paulo
  • Funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h
  • Tel.: (11) 3666-8032 
  • Procurando Firme, de Ruth Rocha
  • Editora Ática, 32 páginas, R$ 19,90
Créditos

Imagem principal: Edson Kumasaka

fechar