por Camila Eiroa

Tati Bernardi lança novo livro e confessa: ”Quando eu era mais nova, até comprava essa de ser a louca da história. Hoje não faço mais isso”

"Você pode me ligar em cinco minutos? Acabou de cair uma árvore aqui e vou precisar desviar o carro." Por telefone, Tati Bernardi fala sobre as confusões do dia a dia que deixam todo mundo um pouco fora da caixinha. Simultaneamente, a autora vive mais um desses episódios que poderiam virar crônica.

É justamente sobre isso seu novo livro, Depois a louca sou eu, que chega às livrarias nesta terça, 23 de fevereiro. Nele, reúne crônicas escritas durante 2015 e que falam de ansiedade, relações malucas, pânico e situações de não (muita) sanidade. Tem um pouco de ficção e muito de realidade.

"Muita gente, principalmente que vive em São Paulo e tem a mesma faixa etária que eu, anda super ansiosa e tomando remédio, fazendo terapia, viciada em beber ou fumar maconha. Queria escrever sobre essa geração", conta a escritora.

Tati confessa que curte mesmo é falar sobre as questões humanas e comuns. "Já tentei escrever sobre outros assuntos, mas não me dá tanto tesão. Às vezes até me cobram por ter uma coluna em um jornal e não me posicionar socialmente. Eu super tenho uma preocupação social, entende? Só não sou uma escritora sobre isso", diz. Com quase 37 anos, ela acredita que viver cercado de cobranças é o que sufoca as pessoas.

"Eu tenho que ser feliz na profissão, estar bem sucedida e ganhar dinheiro. Também tenho que ser mãe e estar bonitona. Estou há uma hora parada no trânsito enquanto falo com você, tinha uma reunião e já me atrasei. Vou ser cobrada por isso também", desabafa. Escrever é uma maneira que a paulistana encontrou para organizar as suas ideias –  e sua vida.

O lançamento de Depois a louca sou eu acontece em São Paulo e terá várias participações especiais. A atriz Maria Casadevall e os escritores Reinaldo Moraes e Antonio Prata são alguns dos convidados que vão fazer a leitura de alguns trechos do livro. 

Vai lá: Lançamento Depois a louca sou eu
Quando: 23 de fevereiro às 19h
Onde: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo

*Em outubro de 2015, Tati foi Páginas Negras na Trip. Leia aqui.

fechar