Educar para sonhar

“Foi a educação que me permitiu sonhar com um futuro diferente. Por isso, eu luto para que todos tenham acesso a uma escola pública de qualidade”, defende Tabata, que, aos 25 anos, exerce seu primeiro mandato como deputada federal.

Filha de um cobrador de ônibus e de uma diarista, a paulistana venceu diversas olimpíadas científicas e conquistou uma bolsa integral na renomada universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde se formou em Ciências Políticas e Astrofísica.

Seu ativismo pela educação começou ainda no ensino médio. Em 2010, criou o Projeto VOA!, que prepara alunos de escolas públicas para participar de olimpíadas científicas. Em 2014, fundou o Mapa Educação, que fiscaliza políticas educacionais de ensino e realiza debates para tornar a educação uma prioridade na agenda nacional.

Hoje, sua luta acontece no Congresso, onde vem se destacando pela postura firme e corajosa. Tabata também faz questão de usar sua voz para inspirar outros jovens. “Sempre digo aos alunos do ensino médio que, depois que a gente alcança nossos sonhos, temos que voltar para nossas comunidades para que todo mundo ao redor possa dizer: ‘Eu também posso sonhar’.”