Deu match: astrologia e memes

por Papisa

A astróloga Papisa conta como a internet transformou sua relação com os astros e escolhe um meme para cada signo

A astrologia acompanha a humanidade há milhares de anos e isso não é novidade pra ninguém. A internet revolucionou o mundo e todo dia quebra novos paradigmas. Eu, Tatiane Boury, mais conhecida como Tatiane Lisbon, mais conhecida ainda como Papisa, tenho uma trajetória pessoal e profissional que naturalmente mistura esses dois assuntos — o conhecimento milenar encontrou o fácil acesso e a complexidade intelectual se uniu à complexidade viral dos memes.

LEIA TAMBÉM: Coletivo Escopeia ilustra mapas astrais e se opõe à astrologia de Facebook

Estudo astrologia desde os 12 anos. A internet está presente na minha vida antes disso. Há mais de dez anos, leio tarô, faço mapa astral e cálculos de numerologia para os migas&migos mais chegados. Em 2016, me entendi como Papisa e decidi dividir meus conhecimentos esotéricos com esse mundão.

Escolhi esse nome por conta da carta número 2 do tarô, com o qual me identifico pessoalmente e profissionalmente. O arquetípico da Papisa tem muito a ver com o sigilo (300% presente nos meus atendimentos), conhecimentos diversos (tem que ter, né?!) e um lado mais introspectivo, que tem muito a ver comigo também.

Desmistificar a astrologia usando a linguagem dos memes é um exercício diário pra mim. Não adianta nada saber um monte de coisas que sempre agregaram muito no meu desenvolvimento pessoal, se eu não tiver como compartilhar essa sabedoria. Memes ativam o nosso lado empático de um jeito único. Quando batemos o olho em uma dessas fotos e aquilo prende nossa atenção, gera uma identificação, existe ali um potencial enorme de trabalharmos nosso autoconhecimento.

Meu trabalho hoje passa pela busca de referências visuais que melhoram minha rotina com muita risada. Eu já usava memes pra me expressar na internet sem ficar refém do textão e eles me pareceram um jeito bem incrível de desbravar e espalhar a astrologia por aí.

Acredito que esse grau que a internet vem dando nas vertentes esotéricas parte de uma necessidade de autoconhecimento. Estamos nos dando conta que passamos muito tempo sendo bombardeados por informação, mídias diversas e novidades que chegam aos montes, mas nos distanciamos do que realmente acontece dentro de nós.

Conhecimentos como a astrologia, a numerologia e o tarot eram entendidos como ferramentas pra auxiliar em alguma conquista no mundo externo (“Trago a pessoa amada em três dias, por exemplo), mas agora estão sendo usados para ajudar numa busca interna. A necessidade de nos encontrarmos em meio ao caos é eminente. E a linguagem mais popular da internet, os memes, podem ser a melhor rota de acesso para essas informações tão poderosas.

Créditos

Imagem principal: Ilustrações @papisa_

Ilustrações @papisa_

fechar