por: Aurora

Mulheres que brindam

apresentado por Aurora

A sommelière Renata Guidoti, que deu uma aula de espumantes na Casa Tpm, fala sobre como explorar o universo dos vinhos pela ótica feminina e indica profissionais do ramo para seguir

Poder, sucesso e felicidade foi o tema da Casa Tpm deste ano. O que nos lembra que a tradição de erguer os copos em sinal de comemoração, que remonta aos gregos e fenícios, está cada vez mais feminina. Historicamente mais abstêmias do que os homens, as mulheres estão se permitindo viver momentos de celebração com bons drinks. De acordo com levantamento da consultoria MindMiners feito em 2018, 57% das brasileiras consomem algum tipo de bebida alcoólica.

Mas não é só nas mesas de bares e restaurantes que as mulheres estão conquistando mais espaço. Da produção à harmonização, há inúmeros exemplos daquelas que se destacam no mercado de bebidas do Brasil. É o caso da sommelière da Vinícola Aurora Renata Guidoti (@renata_guidoti), que participou da Casa Tpm com um workshop sobre espumantes.

Renata conta que, segundo pesquisa publicada em 2014 pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as mulheres têm até 50% mais células no bulbo olfatório, área do cérebro responsável por processar aromas. Outro estudo, publicado pela Food Quality and Preference, mostrou que as mulheres têm paladar mais apurado e conseguem distinguir sabores que os homens normalmente não conseguem. "Temos uma sensibilidade realmente muito aflorada", diz a sommelière.

Sua história com os vinhos começou em 1998, quando iniciou seu aprofundamento sobre a bebida dos deuses, como chama, e os tipos de uva. "Essa história de que mulheres preferem vinhos mais leves e delicados já não condiz com a realidade. Sempre carregamos esse estigma, mas apuramos nosso paladar e hoje podemos explorar o universo dos vinhos tranquilamente. Afinal, degustar vinho deve ser uma atividade que nos proporciona prazer."

Junto com Renata, a Tpm selecionou sete experts em vinhos para seguir nas redes sociais:

 

Suzana Barelli - @suzanabarelli

A jornalista e cientista social escreve sobre enogastronomia desde 2006. Suzana é colunista de vinhos da revista IstoÉ Dinheiro e editora de vinhos da revista Menu. No Dia Internacional da Mulher, elaborou uma verdadeira enciclopédia sobre quem é quem no mundo das vinícolas. Desde as míticas viúvas do champanhe até as mulheres que hoje comandam operações de alcance global.

Daniela Bravin e Cassia Campos - @danielabravin e @cassiafcampos

Sommelières, elas comandam o bar de vinhos Sede261, em Pinheiros, São Paulo. Sem cozinha e funcionando apenas três vezes por semana, o local é sinônimo de atendimento personalizado e está sempre lotado. O estabelecimento não tem carta de vinhos e foca na experiência. Quando o cliente chega, é atendido por uma das donas, que indica um rótulo personalizado, sempre surpreendente. 

Patrícia Brentzel - @patricia_brentzel

Sommelière desde 2002, Patrícia Brentzel é formada pela ABS (Associação brasileira de sommelieres) e certificada pela WSET (Wine & Spirit Education Trust). Seu maior objetivo no mundo dos vinhos é aproximar as pessoas dessa bebida milenar por meio de encontros, palestras, aulas e também o turismo do vinho. 

Lena Mattar - @lenamattar

Publicitária e chef sommelière formada pelo Le Cordon Bleu de Paris, ela compartilha suas descobertas gastronômicas em uma newsletter quinzenal. Além de receitas de drinques gostosos e fáceis de fazer, ela também envia indicações de vinhos de bom custo-benefício, dicas de leituras, podcasts e outras inspirações.

Monica Rossetti - @monica_rossetti_enologia

Monica iniciou sua jornada no mundo dos vinhos nos anos 2000. Nascida em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, mas com família italiana, a enóloga fez sua trajetória entre os dois países. Em 2018, recebeu o título de Embaixatriz do Espumante Brasileiro na Itália. Para ela, vinhos são uma verdadeira expressão da natureza.

Daniella Romano - @daniellaromano1

Daniella é responsável pela empresa Aromas do Vinho Gourmet e seu trabalho reflete toda sua sensibilidade com os aromas da vida. Seu foco no mundo dos vinhos é trazer novos exemplares ao mercado brasileiro e incorporar sensibilidade a esse negócio. A sommelière é colunista do Clube Paladar, do Estadão.

Cecilia Aldaz - @cecialdaz

Natural de Mendoza (Argentina), ela mora no Rio de Janeiro há 10 anos e foi premiada, por três anos consecutivos, como melhor sommèliere da cidade. É responsável pelos rótulos dos restaurantes Oro e Pipo e também foi apresentadora da série "Um Brinde Ao Vinho", exibido pelo GNT.

Créditos

Imagem principal: Alfonso Scarpa

fechar