apresentado por Volkswagen

Nova Saveiro Cross levou a artista plástica e DJ Mari Mats e o montanhista Carlito Perez para uma aventura dupla na Pedreira do Dib

“A viagem toda foi agradável. Saímos bem cedo de São Paulo, um céu azul lindo. Carro confortável, com um som muito bom, ar-condicionado no ponto. Em Mairiporã, chegamos a uma grande parede de construção abandonada, pertinho da Pedreira do Dib, que iríamos escalar na sequência. Uma parede desnivelada, difícil de trabalhar. Mesmo assim, fiz em duas horas o que normalmente faria em quatro. Sou rápida no spray. Decido o caminho do desenho conforme vou pintando. Não chego com uma ideia pré-concebida. Depois, veio a escalada. Nunca tinha feito nada parecido, nada ligado a esportes radicais. Tenho medo de altura, achei que fosse desistir logo no começo. Mas me surpreendi! A subida foi tranquila, uma experiência bem bacana.” Foi dessa maneira que a artista plástica e DJ Mari Mats narrou parte da aventura que teve a bordo da nova Saveiro Cross, ao lado do professor de montanhismo Carlito Perez – que também pôs a mão na massa no grafite e, de spray em punho, ajudou a cobrir os desenhos criados por Mari. “Essa inversão de papeis foi muito legal”, resume Carlito com mais de 15 anos de experiência em escaladas. “Eu surfei até o dia que um amigo me apresentou a Pedreira do Dib. Aí, foi amor à primeira vista. Gostei do desafio desse esporte. A briga é você com você. A luta de chegar ao cume e curtir a vista como recompensa. Sem contar que sempre recarrego minhas energias quando estou no meio do mato.”

Assim como Mari Mats, Carlito se surpreendeu com o próprio desempenho quando foi desafiado a pintar junto com a artista. “A experiência foi completamente nova. Lembro que não conseguia pintar direito nem sobre o mapa, com papel vegetal, nas aulas de geografia.” Coube a Carlito a tarefa de pilotar a nova Saveiro, já que Mari não tem carta, mas adora curtir viagens de carro no banco do passageiro (afinal, para aproveitar a paisagem não dá para estar 100% concentrado ao volante). Aproveitando a garra do modelo que encara qualquer tipo de terreno, o professor de montanhismo acelerou para valer o carro e ficou satisfeito com a resposta. “Na terra, liguei o modo off road, que dá uma boa tracionada e faz a diferença na descida, quando muitos carros escorregam.” Carlito contou que a aventura matou a saudades que tinha da Saveiro. “Eu já tive uma as primeiras versões desse modelo em 1998.” Ele se impressionou com a evolução tecnológica da nova Saveiro Cross. “É um carro todo interativo, com Bluetooth e diversos comandos que podem ser acessados pelo volante.” Mari Mats, claro, não desperdiçou a chance de colocar uma boa set list (batizada de Slow wine) para a viagem.“Adorei a trilha sonora criada pela Mari.” 

Ouça as músicas acessando: https://soundcloud.com/marimats/slowine-vol-ii

Outros pontos da nova Saveiro Cross chamaram a atenção de Carlito. “Senti que o arranque do carro é mais forte do que de outros que já testei. A dirigibilidade também é muito boa, assim como o conforto do banco.” O atleta contou que até a Pedreira do Dib foram cerca de 45 quilômetros. “Se na terra ele respondeu bem, posso dizer o mesmo em relação aos trechos de asfalto. Pegamos pedaços da Dutra e da Fernão Dias. Um pouco antes de chegar ao local da escalada existem várias curvas – acelerei bem e senti segurança.”

O laço afetivo que Carlito possui com a Pedreira do Dib é forte, pois ele começou a escalar ali. O montanhista conta que tem o hábito de frequentar também o município de São Bento do Sapucaí, meca da escalada no Estado de São Paulo. “Alugo uma casa lá, vou sempre que posso. Esse carro tem tudo a ver com quem tem esse tipo de rotina e de atividade. Na caçamba, por exemplo, coube com folga todo meu equipamento de escalada e as caixas de spray da Mari.” Os momentos que viveu em Mairiporã já tem espaço garantido na memória dele: “Agora, sempre que voltar para a pedreira, vou lembrar desse dia que fizemos o teste do carro e que pintei com a Mari aquela parede. Nunca mais vou esquecer.”

ASSISTA AO VÍDEO:

play

matérias relacionadas