por Caio Ferretti
Trip #187

Renato Volonghi criou a marca de papel aLeda para enrolar fumo e já chegou a 56 países

Quando descobriu a existência de um papel transparente em que era possível enrolar fumo, Renato Volonghi correu para criar a marca de papel aLeda. Depois de chegar a 56 países, Renato lança outra novidade: vem aí aLeda D2

 

Bendita hora em que aquele papel transparente caiu nas mãos de Renato Volonghi. Era 2005, ele estava desempregado e ficou instigado quando seu amigo deu a ideia de enrolar um cigarrinho na tal da folha de celulose. Ele não gostou da proposta, aquilo parecia um pedaço de plástico. Mas o paulistano Renato, 30 anos, resolveu fazer o teste. Enrolou, acendeu e, depois de fumar, abriu a mente para a sacada que mudaria sua vida. Decidiu que produziria papel transparente para enrolar fumo. Guardou um pedaço do papel, pesquisou e descobriu que o material era fabricado também em São Paulo, para o mercado de embalagens, principalmente de comestíveis, como bombons. Em maio de 2006, começou a produzir as primeiras embalagens, em parceria com seu atual sócio, Fernando Marcondes.

“No início o nome era só Leda, mas o advogado que faria o registro da marca disse que poderíamos ter problemas, porque um nome parecido já havia sido registrado. Conversamos e surgiu o ‘a’, por indicação do próprio advogado”, lembra Renato.

A estratégia de marketing usada para vender os primeiros pacotes não foi exatamente profissional – mas revelou-se eficaz. Uma semana antes de lançar o papel, Renato juntou um grupo de amigos e passou em bancas, tabacarias e lojas de conveniência da avenida Paulista perguntando se eles vendiam uma tal de aLeda. Fizeram isso durante a semana inteira. “Quando chegou na sexta-feira peguei as primeiras embalagens e voltei a esses lugares. Os donos falavam: ‘Pô, tem gente me perguntando disso mesmo’, e compravam. No dia seguinte todos ligaram pedindo reposição. Na primeira semana eu já tinha pedidos do Brasil inteiro. E um ano depois já estávamos em 56 países.”

A escalada foi meteórica, a novidade chamava a atenção por ser transparente e 100% natural, mas Renato sentiu que boa parte das pessoas prefere a seda tradicional. Incluiu o papel branco em seus planos e agora prepara o lançamento de uma novidade: este semestre chega ao mercado a aLeda D2, parceria da marca com o cantor Marcelo D2. “Foi o pessoal da Palco 07, agência do D2, que nos procurou. Achamos a ideia fantástica e fizemos o produto. Estamos bem empolgados e ansiosos para ver qual será a resposta do público.”

 

 

fechar