Prancha ecológica

por Redação

Projeto transforma garrafas de plásticos em pranchas de surf

O termo transformador não poderia ser mais adequado para o casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin. Juntos eles cuidam do Projeto Prancha Ecológica, que leva para escolas do Brasil um trabalho que úne esporte com preservação da natureza.

A prancha Ecológica em si é uma criação de Jairo. O surfista gaúcho teve a idéia de construir pranchas com garrafas de pláticos em 2007 quando morava Havaí. Utilizando cerca de 41 garrafas para uma prancha tradicional e 73 para uma prancha maior, além de tubos de PVC e cola, ele resgata garrafas que poderiam estar jogadas no mar e reduz em 95% o custo de uma prancha tradicional.

A ideia de Jairo virou projeto quando ele conheceu Carolina em Garopaba. Além de formarem um casal, eles organizaram palestras para crianças na cidade, onde Jairo ensina e incentiva a montagem para os alunos.

Com o desenvolvimento e sucesso do projeto eles ganharam espaço e apoiadores para visitarem mais cidades e escolas. Em 2012 conseguiram atingir cerca de 5 mil crianças e seguem a luta em 2013. O objetivo para eles é esse: seguir visitando o máximo de escolas e fazendo a ideia se espalhar.

O lema que eles repetem é: Um por todos e todos por um Mundo Melhor.

Vai lá: Página do Projeto Prancha Ecológica no Facebook 

fechar