por Nina Lemos

Eles levantam a voz, falam alto, respondem de mau humor. Homens do mundo, parem de gritar com a gente. Mulheres do mundo, parem de aturar! Autoritarismo do grito não!

Ningém grita comigo. Acredito que ninguém também grita com você. A época dos chefes que gritam passou, isso ficou fora de moda (Deus é pai). Nossos pais e familiares já não gritam com a gente porque a gente é adulto. Ninguém grita com a gente numas. Talvez seu namorado grite. Ou seu marido. Ou seja grosso. Ou fale ríspido.

VEJA TAMBÉM: Homem tem lugar no feminismo?

Nunca entendi porque os homens gritam. Nunca. Coitados, devem ter muita coisa na cabeça para pensar. Coitados, eles nao conseguem dar conta do mundo. Pois coitados é o cacete. A gente também está aqui dando conta do mundo e não gritamos com ninguém. Se o seu marido grita com você e você desconta na sua "empregada", meu repúdio.

Existem as mulheres que gritam com os homens? Sim, devem existir. Eu não sou uma delas, nem minhas amigas próximas. Mas todas já ouvimos gritos, palavras enviesadas, cara de raiva. Grito com voz grossa. Grito de macho. 

Mesmo o cara mais sensivel parece que uma hora vai receber um Eduardo Cunha de frente e gritar como macho branco no comando. Como você, que era Jean Wyllys, virou Eduardo Cunha? Que Sinhozinho Malta é esse que vocês recebem? Do nada, viram outra pessoa e são mal humorados e querem mandar nas mucamas aos gritos? Querem convencer que estão certos falando alto? Epa!

LEIA TAMBÉM: O pior lugar do Brasil para ser mulher

Existem homens que não gritam. E esses vão ter a minha admiração e o meu respeito. Mas a revolução feminista tá aí faz tempo e muitos continuam gritando. Para, para já. Ninguém grita comigo! Eu não grito com ninguém, eu nunca autorizei seu grito. Eu nao grito com os meus amigos e eles não gritam comigo. Então pode parar, pode parar.

Acho que a gente aguenta gritos demais.

Acho que a gente perdoa gritos demais.

Acho que a gente ouve gritos demais.

Acho que a gente não deve ouvir grito ALGUM.

LEIA TAMBÉM: Como tirar o machismo das pessoas?

E não, não acho que o comportamento Eduardo Cunha seja, "coisa de homem". Pois mudem! Eu e os Talking Heads não gostamos das pessoas quando elas são mal educadas. E a gente corre, corre para longe.

Acho que a gente tem que reagir. Não gritando nunca. Mas deixando claro, repetindo, fazendo camiseta, fazendo campanha: ninguém grita comigo! Talvez um dia eu ainda tatue essa frase.

Quanto aos bofes, que eles façam um descarrego. Ou análise.

Epa, não grita comigo porque eu disse para você fazer análise!

LEIA TAMBÉM: Agressão contra as mulheres não é uma fase

matérias relacionadas