por Luciana Obniski
Tpm #118

Luiza Lemmertz, editora convidada, mostrou que tem talentos que vão muito além dos palcos

Filha e neta, respectivamente, das atrizes Julia e Lilian Lemmertz, a jovem Luiza, 23 anos, em cartaz com a peça O libertino, em São Paulo, bem que tentou fugir dos palcos. “Não foi fácil. Quando era mais nova, sentia certa expectativa que, quando me tornei adolescente, transformei em bode. Não quis saber da profissão e fui me pesquisar e descobrir tudo que tinha dentro de mim. Foi muito bom, mas no fim ainda não tinha achado aquilo que me fizesse tremer. Acho que, no fundo, no fundo, eu sabia que havia uma atriz em mim”, diz.

Desde que se decidiu pela profissão, as coincidências só aumentaram. Há quase três anos, ela se mudou para São Paulo a convite de Zé Celso Martinez, para encenar uma peça sobre os primeiros anos de Cacilda Becker. “Ao mesmo tempo fiquei sabendo que a minha avó Lilian e o meu avô Linneu tinham se mudado de Porto Alegre para fazer teatro em São Paulo a convite da própria Cacilda! Parecia ser obra do destino”, conta.

Completamente adaptada à cidade, Luiza gosta de passear pelo centro, bairro onde herdou um apartamento do avô, Linneu, e que fotografou para o Bazar. Quando precisa fugir da cidade, ela viaja para a terra natal do namorado, o baixista Marcos Leite. “Meu segredo é fugir para Bragança Paulista, onde moram os pais dele. Fica apenas a uma hora e pouco de São Paulo e lá eu consigo respirar ar puro e descansar do compasso frenético que tem a capital.”

Quando tem mais tempo, Luiza volta para o Rio de Janeiro para visitar a mãe, Julia – que respondeu nossa enquete especial do Dia Internacional da Mulher. “São Paulo tem o que pra mim o Rio não tem, e viceversa. É por isso que eu amo morar em São Paulo e poder voltar sempre pro Rio quando bate aquela saudade de tomar banho de mar e andar de bicicleta na lagoa.”

fechar