Mestre do escracho

por Luiz Filipe Tavares

Don Martin, cartunista da revista americana Mad, completaria 80 anos neste 18 de maio

Se ainda estivesse vivo, o cartunista e roteirista Don Martin completaria 80 anos de idade neste dia 18 de maio. Ao lado de Antonio Prohias, Sérgio Aragones e tantos outros desenhistas, o mestre da comédia do absurdo foi amplamente responsável pelo sucesso da revista Mad desde 1956, quando começou a colaborar com esta que tornou-se a mais duradoura e ácida publicação de quadrinhos alternativos dos Estados Unidos, tornando-se um fenômeno de popularidade em todo o ocidente moderno. 

Entre 1956 e 1988, Don Martin colaborou intensamente com a Mad em uma relação de simbiose perfeita. Sempre com suas tiras de página inteira repletas de onomatopeias quase ininteligíveis, marca maior de seu trabalho como cartunista, Martin também se destacava pela capacidade de ilustração, parodiando obras clássicas das artes plásticas, filmes e romances da alta literatura, sem nunca perder o senso de humor perturbado que rendeu-lhe o apelido de Mad's Maddest Artist (ou artista mais doido da Mad).

Depois de brigas relativas a direitos autorais entre Don e a editora que lançava a Mad nos Estados Unidos já no fim dos anos 80, Martin seguiu desenhando de forma independente. Sua última tira inédita publicada pela revista nos EUA foi One Special Day in the Dungeon, escrita por Antonio Prohías, que você vê no alto da página. Depois disso, Don começou a publicar alguns trabalhos na revista Cracked, antes de publicar sua própria Don Martin Magazine, com tiras antigas e novas em edições de capa dura mais próximas de livros do que revistas propriamente ditas. 

Martin morreu de câncer no ano 2000, depois de anos batalhando uma doença degenerativa nos olhos que atrapalharara seu trabalho desde o início dos anos 90. Mesmo depois de sua morte, seu trabalho continua sendo considerado um dos mais originais e engraçados do panteão dos grandes cartunistas alternativos americanos, que divide com Robert Crumb, com o próprio parceiro de Mad, Sérgio Aragones, e com muitos outros grandes talentos dos quadrinhos no país.

Abaixo você vê mais alguns grandes exemplos do trabalho de Don Martin.

fechar