Boletim das ondas

por Redação

Sim, a troca de estação parece ter reacendido o Atlântico, e as morras deverão voltar

Netuno parece realmente ter se lembrado de nós, e parece ter acordado do sono profundo do inverno. Os indicativos de que o primeiro swell da primavera seguem firmes e fortes, e a bola de cristal segue apontando para o desenvolvimento de um enorme swell n.2 para a semana que vem, digno das maiores ondulações do inverno. Sim, a troca de estação parece ter reacendido o Atlântico, e as morras deverão voltar! Outra ótima notícia é que o tempo deverá ser bom, predominando o sol neste FDS. Ou seja, só boas notícias. Vamos aos detalhes deste último update antes da bomba de abertura da Primavera.

Previsão do Tempo
O FDS vai ter os melhores dias da semana. Aproveite! Segue tudo dentro do previsto, e o FDS deve ser ainda melhor que o visualizado ontem.

Sexta: Começa a recuperação, em todos os sentidos. Continua frio, especialmente na madrugada e pela manhã, mas o sol deve surgir pela primeira vez na estação. Tudo indica céu tendendo a limpar, com poucas nuvens e sem indicação de chuvas. A noite deve ser bem fria mais uma vez.

Sábado: Após a última das madrugadas realmente frias desta sequência, as temperaturas devem se recuperar ao longo do dia, com alguma nebulosidade e presença garantida do sol. Há risco de chuva leve, provavelmente só uma garoa passageira no início da noite, quando já não deverá esfriar como nos dias anteriores.

Domingo: Este deve ser o dia mais quente da semana, e o sol deve continuar a brilhar forte. No fim da tarde a nebulosidade pode aumentar, e há risco de chuva leve durante a noite. Para quem ficar na capital, o cenário é um pouco mais prejudicado, com maior risco de chuva e maior nebulosidade ao longo do FDS. Ainda assim o sol deve aparecer.

Segunda: Este deve ser o último dia de temperaturas agradáveis, mas o céu deve voltar a ficar fechado. Aumenta também o risco de chuvas mais intensas, especialmente no fim do dia. 

Terça: Encosta mais uma frente fria e derrubas as temperaturas. Tempo segue fechado e continua o risco de chuva a qualquer momento.

Sequência: A sinalização é de uma semana encoberta e fria, voltando a esquentar a partir de quinta.


Previsão das Ondas
Double High Surf Advisory SWELL n.1 + bombástico n.2

O swell n.1 entrou em linha com o previsto e não deu muita oportunidade para brincar. A expectativa é de que tenhamos agora 4 dias de surf consistente, com a parte mais intensa entre a 6ª e a manhã de domingo. Há poucos ajustes, sendo o principal deles um leve atraso no ápice (agora situado entre a tarde de 6ª e a madrugada de sábado), para alegria da grande maioria. Houve um redução de potência máxima por volta de 10%, mas as ondas continuam devendo, no mínimo, atingir os dois metros. Vamos ao detalhes: 

Sexta: A volta dos famosos 2m. O swell já deve amanhecer com muita energia, mas ainda não no ápice. Entra forte de sul (aprox 185º) com 10s e sobe ainda mais durante o dia, com o período também subindo para 11s. Nossa expectativa é de que ao longo do dia as ondas atinjam entre 1,5 e 2m, mas os picos preferenciais de sul podem chegar aos 2,5m. Os ventos já deverão estar bem mais amenos pela manhã, moderados de sudoeste, e perdem pressão ao longo do dia, o que é um excelente sinal pois deve ser este o maior momento do swell. O final de tarde pode apresentar mudança de direção dos ventos, e há boas chances do leste ser antecipado, ainda com fraca intensidade.

Sábado: O maior (e talvez melhor) dos últimos tempos - por enquanto. As ondas giram mais um pouco e agora quebram de sul/ sudeste (aprox. 160º) com potência muito próxima ao máximo, e período em 11s ao longo do dia inteiro. O momento mais intenso deve ser a primeira metade do dia, mas a perda de intensidade deve ser muito baixa ao longo do dia. Mesmo que perca um pouco de tamanho, as ondas ficam entre 1,5 e 2m (possíveis maiores nos preferenciais), baixando um pouco ao longo dia. Os ventos devem começar bem fracos (quase parados), sendo esta uma das melhores quedas do FDS independente do pico, justamente por apresentar a melhor relação tamanho/ qualidade. Se você trabalha a semana inteira pensando em ondas de verdade, não perca! Durante a tarde os ventos devem ganhar pressão do quadrante leste, com prováveis momentos bem fortes.

Domingo: Segue a tendência de girar e abaixar, e as agora as ondas quebram de sudeste (aprox. 150º) com média intensidade e período agora em 10s. Acreditamos em surf por volta de um metrão a um 1,5m, com possíveis maiores nos preferenciais, especialmente pela manhã. Os ventos devem seguir o padrão do sábado, começando bem fracos e soprando leste no período da tarde. Momentos de sudeste não estão descartados no meio da tarde.

Como o swell gira pra sudeste e as manhãs prometem poucos ventos ao longo do sábado e domingo, o surf está garantido em todos os picos do estado. Isso sem falar que deve vir algum sol pelas manhãs no pacote. A queda de tamanho pode ser mais sutil nos picos de leste, onde o giro gradual na direção da ondulação dá uma balanceada na perda de potência.

Sequência: Na 2ª as ondas seguem de sudeste com cerca de um metro de sudeste, perdendo mais pressão, e os ventos ficam de noroeste. Boa pedida nos picos de leste. No dia seguinte o surf rola com cerca de meio metro, mas há grandes chances de novos ventos de sudoeste entrar com tudo trazendo os primeiros efeitos do segundo swell da primavera. As ondas podem começar a subir já neste dia, e chegar a 1,5m já no fim de tarde. As indicações são de um dia pouco aproveitável, parecido com o cenário de hoje (24/set), além de provavelmente rolar um "atraso" na subida.


ATENÇÃO, BIG RIDERS: SWELL n.2 * VERY HIGH SURF ADVISORY *

Ainda é um pouco cedo, mas nossa função é informar. A quarta promete ser mais um dia de big surf, com o as ondas de sul/sudeste (165º) de alta potência e período em 9s, estimadas em pelo menos 2m. Parece ser só o início do novo ataque. Na quinta, a bomba perde um pouco de pressão, continuar de sul/ sudeste e as ondas devem cair para 1 a 1,5m. A sexta parece ter enorme potencial, e caso as indicações se concretizem, poderá ser um dos maiores dias do ano, e com certeza o maior do 2º semestre! A longa distância desta data impede prognósticos muito exatos, mas as ondas devem bater 14s de período com enorme potência. Sendo assim, a estimativa inicial é de que neste dia possamos ter ondas de sul/ sudeste passando de 10 pés nos picos preferenciais! O tamanho exato ainda é incerto, mas há potencial real para mais de 3m nos breaks que suportam tal ondulação.

Sendo assim, como responsável oficial pelo monitoramento de tal campeonato, com 8 dias de antecedência a Liquid Dreams acende a luz amarela para o Red Nose Tow In Championship em Maresias. O período de atenção, neste momento, é a sexta-feira.

Existem riscos de enfraquecimento, atraso ou até mesmo do ápice ocorrendo durante a madrugada. De qualquer forma, a possibilidade é real e merece total atenção. Lembramos que a luz verde, se for o caso, só será dada com 3 dias antecedência. Caso contrário, voltamos a aguardar "the big one".  

Abraço e boas morras!

Previsão by www.ldsurf.com.br

fechar