Quem mexeu na minha alface?
Kelly Slater, onze vezes campeão do mundo de surf, contra os transgênicos
O movimento contra os alimentos geneticamente modificados, os temidos transgênicos, ganhou reforço de peso: Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf, é a estrela de um documentário da organização Hawaii GMO Justice contra a Monsanto, gigante do setor agrícola que tem realizado experiências em uma vasta área do North Shore de Oahu.
“Quão tóxico vai estar o solo depois de 15 anos sendo pulverizado com [o herbicida] Roundup?”, questiona Slater, que comprou a causa a ponto de pintar na prancha a mensagem “Boicote a Monsanto”.
Um dos aspectos defendidos é a rotulagem de produtos, algo que as empresas tentam impedir, inclusive no Brasil, onde cerca de 80% da soja e 56% do milho têm origem transgênica: um projeto de lei do deputado Luiz Carlos Heinze propõe a não obrigatoriedade do “T” no rótulo de alimentos com ingredientes transgênicos.
Se aprovado, nunca saberemos se óleos, biscoitos, margarinas etc. têm essa matéria-prima, o que levou o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) a criar a campanha “Fim da rotulagem dos alimentos transgênicos: diga não!”, pedindo que o público envie mensagens ao Congresso Nacional. Se morasse aqui, Kelly Slater teria aderido.
Veja o trailer abaixo.
Vai lá: www.idec.org.br