Nem Netuno salva a Pátria

O inverno segue em período de recesso de surf para a região sudeste

por Redação em

O inverno segue em período de recesso de surf para a região sudeste. O consolo parece ser os rápidos pulsos de alto período que deverão surgir pelo caminho. Pelo que tudo indica, Netuno parou para acompanhar a Copa e a situação só poderá (nem a essa altura é garantido) se modificar após a grande final, no outro domingo.

Sendo assim, seguimos sem grandes novidades, tanto nas ondas quanto no tempo. Mas como a gente gosta de boas notícias, ao menos temos três delas:

  1. Balanço relâmpago com altíssimo período neste FDS, capaz de trazer meio a um metro de sul e matar a fissura geral. Vale lembrar que o clássico Alemanha x Argentina deve atenuar o crowd;
  2. Na próxima semana, possível balanço de sul entre a tarde de 5a e 6a;
  3. Sol até onde a vista alcança.

1. Resumo

LIQUID DREAMS - Condições predominantes para o litoral de São Paulo

A semana deve seguir na base do meio metrinho a meio metro de leste/ sudeste, com ventos do mesmo quadrante. Não dá pra esperar muita coisa, mas os picos preferenciais de leste podem apresentar uma vala. O próximo foco de atenção passa a ser a 5a, quando poderemos receber um novo pulso de sul.

2. Previsão do Tempo:

Mais sol e menos umidade

Previsão otimista para o FDS, com muito sol, zero de chuva e tardes bacanas.

Seguimos envoltos por uma grande massa de ar seco que bloqueia qualquer mudança abrupta no tempo. As principais características para o curto prazo (próximos sete a dez dias) são:

Os estudos de tendência (consenso entre meteorologistas) indicam um inverno com nível de chuvas entre normal e abaixo do normal, em oposição ao chuvoso inverno de 2009.

3. Análise das Ondas:

Vai demorar um pouco para um swell de verdade; balanços relâmpagos salvam nossa pele

O centro de alta pressão que nos envolve continua blindando a chegada de novas frentes frias e também o desenvolvimento de tempestades com potencial para nos trazer uma ondulação mais consistente. Na verdade, até temos alguns sistemas se desenvolvendo nos próximos dias, mas a grande distância e o rápido deslocamento para o meio do Atlântico possibilita apenas a chegada de rápidos balanços, geralmente com período bem elevado. 

Foi exatamente o que tivemos no último domingo (as ondas reagiram nos picos de sul e quebraram com até um metro), parecido com o que deveremos ter neste sábado e o que poderemos ter também de quinta para sexta-feira. Mais uma vez, neste FDS, teremos a rebarba de uma grande ondulação que passa por fora, com muita influência de sudoeste. Ainda assim, mesmo sendo fraca em nossa costa, pode trazer ondas de meio a um metro com boa potência devido ao período elevado. Como é só a pontinha do swell de fato, deve durar pouco. Felizmente a vida útil desse balanço ocorre em pleno FDS, e é bom valorizar e aproveitar, pois o restante da semana, ao menos até quinta-feira de manhã, deverá ser fraco.

No início da próxima semana a expectativa é de até meio metro de leste a leste/sudeste, lembrando que os ventos presentes, de nordeste, não ajudam muito os picos que receberão essas ondinhas. Ou seja, se rolar um surf, é melhor cair antes do vento.

Entre a tarde de quinta e a manhã de sexta: Se tudo correr bem, o balanço seguinte se concretiza e traz ondas de meio a um metro de sul com período entre 11 e 13s

No longo prazo, para o outro FDS, há possibilidade de algum novo reforço de sul, mas por enquanto seguimos em aberto, sem nada muito claro. Seguimos de olho, atentos à próxima tempestade capaz de romper a blindagem seca e trazer o segundo swell do inverno. Por enquanto vamos aproveitando o que temos e agradecer a sorte de termos algo bem no meio deste FDS.

Para quem for descer para o litoral na madrugada, atenção. Há risco de neblina intensa e a visibilidade tende a complicar nas estradas.

Twitter: @liquidsurf

Arquivado em: Trip / Surf / Esporte