Mostra gratuita de documentários em São Paulo
Festival Path traz produções brasileiras que podem ser assistidas na faixa no bairro de Pinheiros
Uma viagem pelos cinco estados brasileiros banhados pelo rio São Francisco, os bastidores de um hospital psiquiátrico e a luta de torcedores homossexuais por respeito e reconhecimento no futebol. Essas e outras histórias serão exibidas gratuitamente esse final de semana, 14 e 15 de maio, em São Paulo, na mostra de documentários do Festival Path. É só chegar cedo e assistir.
Além de espectador, quem for a uma das exibições do Path também será um dos jurados da noite. Cada produção concorrerá em três categorias, com prêmios de até R$ 10 mil. Em adendo à escolha do povo, as obras passarão por um júri especializado formado por diretores de cinema e Fernando Luna, diretor editorial de Trip e Tpm.
"Queremos renovar a visão sobre docs pelo público em geral. Por isso, decidimos que era importante trazer formatos tradicionais e colocá-los em um ambiente de inovação aberto a todas indústrias", explica Fabio Seixas, co-criador do Path. Para montar uma agenda e você conseguir assistir ao máximo de atrações possíveis, a Trip listou alguns dos documentários que serão exibidos pelo Path. Boa sessão!
Loucura Entre Nós
Fernanda Vareille nasceu na Bahia, é formada em Cinema e Jornalismo. Em 2015, a diretora mergulhou em histórias de pacientes com problemas de saúde mental internados em hospitais psiquiátricos pelo Brasil. Os relatos deram origem ao documentário A Loucura Entre Nós, protagonizado por internos que ganham voz para contar suas histórias de vidas sensíveis ou trágicas.
5 Vezes Chico
Cinco diretores, cinco estados brasileiros banhados pelo rio São Francisco e um documentário. 5 Vezes Chico - O Velho e a sua Gente retrata a fé, as paixões e as lendas das comunidades ribeirinhas que moram nas margens do rio São Francisco. O documentário é dirigido pelos premiados diretores Ana Riper, Gustavo Spolidoro, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldensteinn e Eduardo Nunes.
E
São Paulo é tomado, diariamente, por novos e novos estacionamentos para carros. O que a criação desses negócios influencia na mobilidade e no jeito paulistano de conviver com a cidade? É isso que o documentário E, dirigido por Alexandre Wahrhatftig, Helena Ungaretti e Miguel Ramos se propõe a discutir. Ao mostrar antigas edificações transformadas em estacionamentos, E debate sobre especulação imobiliária e futuro da cidade.
Jogo Truncado
"As arquibancadas estão incompletas, mas a luta está em campo". Em Jogo Truncado, os documentaristas Caroline Neumann e Guilherme Agostini Cruz discutem a luta pela diversidade de gênero e respeito dentro dos estádios e torcidas de futebol no Brasil. O documentário apresenta grupos anti-homofobia ligados à clubes futebolísticos espalhados pelo país, em uma reflexão que abre as portas para a discussão da homofobia no esporte mais popular entre os brasileiros.
Retrato de Carmen D.
Em Retrato de Carmen D., a diretora Isabel Joffily acompanha a vida de Carmen Dametto, de 72 anos. Carmen já foi uma psiquiatra de sucesso, mas hoje vive isolada em sua própria casa. Ainda assim, a médica atende seus pacientes em um consultório no térreo, em companhia de Marcela, sua filha. O documentário se aprofunda na relação entre mãe e filha, assim como exibe a casa e o cotidiano de Carmen.
A morte de J. P Cuenca
O ano era 2008. O escritor João Paulo Cuenca recebeu a notícia que, em breve, estaria morto. Ou ele mesmo iria se declarar morto. O documentário A Morte de J. P Cuenca, dirigido pelo próprio J. P Cuenca mescla o cenário do canteiro de obras do Rio de Janeiro com um protagonista com sérias crises de identidade, uma história de amor e outras narrativas que surgem como em um romance literário.
Jegue
Por anos, os jumentos acompanharam e transportaram os moradores do sertão nordestino. Hoje, com o aumento da renda, os animais de quatro patas foram trocados por motocicletas. Agora eles vagam por aí, muitas vezes abandonados. Com Jegues, a diretora Chistiane Agnese faz um documentário sobre o animal que representa a modernidade do novo Brasil.
Vai Lá: Festival Path - lista completa, com horários e endereços das sessões