British people in India
Essa moto é um dos modelos produzidos desde 1901 por uma das mais antigas fábricas de motocicletas do mundo
É com a expressão do título que a história descreve os cidadãos do Reino Unido que viviam na Índia no período em que os europeus detinham o domínio sobre o país asiático. Sem entrar no mérito do violento e controvertido processo de colonização, o fato é que a fusão entre as duas culturas gerou milhares de frutos interessantes. Inclusive na indústria.
A moto da foto é um dos modelos produzidos desde 1901 por uma das mais antigas fábricas de motocicletas do mundo. As Royal Enfield têm a classe e o estilo do ramo inglês da árvore genealógica motociclística, mas com um suave e marcante toque de massala.
Elas são feitas na Índia, país cujo mercado dominam. Conhecidas pela durabilidade e resistência, as R.E. se colocam num nicho bastante interessante e pouco atendido no Brasil, o das motos médias. A empresa acaba de entrar definitivamente no país com três modelos de 500 cilindradas. A Classic, que recria as linhas das motos antigas, dos anos 50 e 60, porém construídas com boas doses de tecnologia moderna, é a da foto. Os outros modelos são a Bullet e a Continental (que tem 535 cilindradas).
O motor tem excelente torque e não decepciona em termos de força, e a ciclística é muito interessante, fácil de dirigir e de manobrar no trânsito. A moto tem bom porte e ótima posição de pilotagem. Banco confortável e suspensão confiável. Não é uma moto para quem busca performance/velocidade final, mas não vai decepcionar quem quer se mover com estilo e rapidez nas cidades e eventualmente nas boas estradas. Freios a disco opcionais de fábrica estão disponíveis e são sempre recomendáveis.
O visual é original e agrada muito nas ruas. Algumas peças de plástico usadas no conjunto do guidão poderiam ser melhores, mas não chegam a comprometer a boa impressão que a moto deixa em quem a experimenta. O custo/benefício é ótimo. Uma moto forte, estilosa e robusta com visual atraente que pode ser adquirida por preços na faixa de R$ 20 mil não é algo muito comum no mercado nacional.
O modelo Classic está à venda na versão cromada (com os pinstripes do tanque pintados à mão), num belíssimo tom "verde militar" fosco e em algumas outras opções de cores não menos instigantes.
LEIA TAMBÉM: Chopper, a motocicleta da contracultura
Créditos
Imagem principal: Divulgação/Frankie Bees/GoFoil.com