Fotografia lunar
O trabalho fotográfico de Neil Armstrong na missão que levou os primeiros homens à Lua
No dia 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 conquistou com sucesso seu objetivo primário e tornou-se a primeira nave tripulada a pousar na superfície da Lua. Naquela data, Buzz Aldrin e o recém-falecido Neil Armstrong tornaram-se os primeiros homens a pisar em solo lunar, onde conduziram experimentos breves e acabaram de vez com a corrida espacial contra a União Soviética. Com transmissão ao vivo para vários países do globo, esse tornou-se o maior evento televisivo até então. Mas se não fosse pelo trabalho fotográfico de Armstrong, a primeira passagem dos humanos pelo satélite não seria tão bem documentada.
Na ocasião, Armstrong era o encarregado principal da missão de fotografar o ambiente encontrado. Justamente por isso, somente duas fotos de toda a missão mostram a presença do astronauta. A câmera utilizada por ele era uma versão adaptada da Hasselblad 500EL, que acabou sendo chamada pela NASA de Hasselblad Electric Data Camera, ou EDC.
As principais modificações que a câmera de médio formato recebeu antes da missão incluem uma mudança na cor de sua caixa (de preta para prateada, evitando assim o superaquecimento do equipamento), uma placa de vidro entre o filme e a lente com marcações usadas para medir distâncias reais através das fotos, lentes Carl Zeiss Biogon de 60mm para evitar distorções causadas pela incidência de raios solares em um ambiente sem atmosfera e um visor horizontal ao invés de um vertical, já que os astronautas eram incapazes de olhar para baixo (e para um visor vertical) por causa dos trajes espaciais.
A Hasselblad chegou a lançar uma edição comercial da câmera com várias das modificações presentes na EDC. As originais, porém, podem nunca chegar às mãos de nenhum colecionador. Isso porque todas as 12 câmeras EDC usadas em missões tripuladas à Lua foram deixadas no satélite pelas tripulçações afim de diminuir o peso geral do transporte que os trouxe de volta à Terra.
Todas as fotos da galeria e muitas outras você vê no arquivo digital de imagens da Apollo 11, cortesia da Agência Espacial Americana.
Vai lá: www.hq.nasa.gov