35 anos de Hip Hop

Show do pioneiro Afrika Bambaatta celebra união entre música, noite e política

por Alê Youssef em

 

No próximo dia 8 de abril, Afrika Bambaataa desembarca em São Paulo para show comemorativo dos 35 anos de Hip Hop no Studio SP. Ao longo de sua carreira, o DJ e produtor americano foi a mais perfeita tradução da mistura entre música, noite e política.

Nascido na cidade de Nova York  em 1960, já na adolescência, o garoto começava a se reunir com outros jovens da sua idade para organizar grandes festas na rua, as "block parties", comandadas por alguns donos de "sound systems" (equipamentos de som ambulantes).

Em 77, Bambaataa criava a Zulu Nation, hoje uma ONG internacional que presta serviços sociais por meio do hip hop. De menino pobre do Bronx, ele acabaria se tornando um dos produtores musicais mais influentes da música pop.

Produziu ao lado de lendas da música mundial como John Lydon (Johnny Hotten – Sex Pistols), Pretenders, UB 40, Leftifield (DJ Paul Daley). Donna Summer, RZA (Wu-Tang Clan) e Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro ‘Hip-Hopper’ a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle, ritmos que influenciaram o Funk Carioca.

Arquivado em: Trip / Política / Música / Ativismo / Música