Highline X Minhocão

O que o parque suspenso de Nova York tem a ensinar para a obra faraônica paulistana

por Redação em

"A melhor solução para o Minhocão é a demolição. Um jardim suspenso é paliativo, você resolve a parte de cima, mas embaixo não", afirmou João Filgueiras Lima, arquiteto e ganhador do prêmio Trip Transformadores 2009, ao comparara o parque suspenso Highline, em Nova York, com o Elevado Costa e Silva, no centro de SP. "O problema viário é fato, e as ações que têm sido feitas pelas cidades são imediatistas e não trabalham a raiz da questão: é preciso investir em transporte público de qualidade e parar de fabricar automóveis, ou então o problema é insolúvel."
Na Trip #191, nossa reportagem discutiu os rumos do que poderia ser feito para melhorar o Minhocão Paulista, obra faraônica que corta o centro da cidade. Uma mudança no local é mais do que necessária, por envolver questões viárias e de criminalidade que se espalham por toda a extensão do elevado. Inaugurado em 1971, o enorme viaduto ainda hoje é o pomo da discórida da revisão viária de SP, de manutenção caríssima e de implosão praticamente inviável. 
"O Minhocão foi um trauma. Arruinou muita gente, deixou obscura uma paisagem antes viva. O Maluf deveria ser condenado a morar com a família num prédio ali. E a demolição é uma solução, mas, sem cuidado, vira outro trauma. Para onde iria todo entulho? E o barulho? Quantos anos iriam levar?", contestou o também arquiteto Rafic Farah, na ocasião da publicação da reportagem. "Uma alternativa é tirar umas vigas, o que já enche de luz embaixo, e fazer um jardim com ciclovia, como em NY."
Veja mais em https://revistatrip.uol.com.br/revista/191/reportagens/viaduto-verde.html

 

Arquivado em: Trip Transformadores