Assista Mulheres: cinco filmes pra você ver na Mostra
A diretora da Mostra Internacional de Cinema, Renata de Almeida, comenta cinco filmes – brasileiros e estrangeiros – dirigidos por mulheres
No ano passado, dos 311 filmes selecionados para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apenas 58 eram dirigidos por mulheres. Mesmo assim, O sabor da vida, da japonesa Naomi Kawase, foi escolhido pelo público como melhor ficção estrangeira, e Califórnia, de Marina Person, levou o prêmio da juventude de melhor filme brasileiro. Quer prestigiar as mulheres da 40ª edição, que acontece de 20 de outubro a 2 de novembro? A diretora da Mostra, Renata de Almeida, comentou cinco longas de diretoras que serão exibidos no festival. Programe-se.
24 semanas, de Anne Zohra Berrached
“O filme alemão discute o aborto numa situação limite: uma mulher que, aos seis meses de gravidez, descobre que o filho terá sérios problemas ao nascer. É assustador que o direito ao aborto não seja colocado em discussão no Brasil – mesmo em meio a um surto de microcefalia no país.”
LEIA TAMBÉM: Anna Muylaert: entre o Oscar e a sexualidade
The Fits, de Anna Rose Holmer
“Uma garota tomboy treina boxe com o irmão, mas fica fascinada com os ensaios de uma equipe de dança. Abordagem interessante sobre o conflito entre o masculino e o feminino numa pré-adolescente.”
Era o hotel Cambridge, de Eliane Caffé
“Neste longa sobre a ocupação do Hotel Cambridge, no centro de São Paulo, Eliane mistura atores profissionais com moradores locais, que interpretam a si mesmos.”
Mercado de capitais, de Meera Menon
“A ganância, a competição e a canalhice de Wall Street são abordadas aqui do ponto de vista das mulheres que trabalham no mercado financeiro. Um olhar bastante original dessa diretora americana.”
Divinas Divas, de Leandra Leal
“Em seu primeiro trabalho de direção, Leandra retrata uma geração pioneira de artistas travestis que, no auge da ditadura militar no Brasil, desafiou os costumes da época.”
Vai lá: mostra.org
LEIA TAMBÉM: Marina Person e seu filme Califórnia
Créditos
Imagem principal: Divulgação