Trago boas novas
Perguntamos para as autoras de quatro newsletters que adoramos quais news você não pode deixar de assinar. Vem ver!
Receber uma boa seleção de textos, reflexões ou links de quem manja sobre assuntos que te interessam em seu e-mail. Anima? Tpm selecionou quatro newsletters, que falam do prazer de cozinhar ao consumo consciente, e pediu que suas autoras indicassem as suas preferidas.
Lena Mattar
Cozinhar e dividir esse prazer com as pessoas. Foi com essa ideia que a comunicadora gastronômica começou sua newsletter, em março deste ano. Quinzenalmente, Lena faz uma curadoria de receitas acompanhadas de dicas de leituras, podcasts, endereços e produtos que fazem parte do universo gastronômico, com fotos caprichadas produzidas por ela. “Com essa seleção de receitas descomplicadas e vinhos com bom custo-benefício espero inspirar outras pessoas a fazerem dos rituais em torno da cozinha uma parte importante do seu dia a dia”, diz à Tpm. Lena é também sommelière, publicitária e tem formação técnica em cozinha. “Algumas das receitas são de minha autoria, mas a maioria não – apesar de eu sempre fazer pequenas adaptações.” Ela busca compartilhar receitas que não são muito complexas e que não levam muito tempo para serem preparadas, mas que ainda assim tragam algum diferencial, como um ragu de cogumelos ou de fraldinha.
LEIA TAMBÉM: Mulheres hackers e o ativismo digital podem modificar a internet como a conhecemos
Lena divide com a gente suas newsletters preferidas:
Bon Appetit. “Minha maior referência! Gosto muito do conteúdo deles (em inglês): receitas ótimas, boas ideias e fotos lindas! Por isso, acompanho pelo site, YouTube, Instagram assino a revista no iPad (recomendo demais) e a newsletter. Ela traz sempre diversas seleções de receitas em diferentes temáticas e ótimas dicas culinárias.”
Green Kitchen Stories. “Já bem conhecido no Instagram, este casal que vive em Estocolmo com seus três filhos desenvolve receitas vegetarianas incríveis! As fotos e toda a estética do universo deles é maravilhosa! As newsletters trazem uma receita acompanhada de uma foto linda ou um vídeo e um pequeno texto. Sempre me inspira a reduzir o consumo de proteína animal e a testar receitas vegetarianas cheias de grãos e frutas. ”
Punch. “Adoro porque o site aborda todo o universo de bebidas: drinques, vinhos, cervejas, tendências de mercado, city guides de bares mundo afora, entrevistas com bartenders, receitas. A newsletter costuma ter um tema sobre o qual eles fazem um apanhado de matérias do site. Gosto justamente por tratar de temas bem diversos numa pegada despretensiosa, apesar de especializada. A mais recentes foram sobre crushed ice drinks e sobre o El Presidente, o clássico drinque cubano abordados por que diversos bartenders. Em inglês.”
Vânia Goy
Beleza, para a jornalista, tem muito a ver com bem-estar, com desfrutar as rotinas do skincare como uma forma de autocuidado. “Tem coisa que a gente já faz todos os dias, como tomar banho. Como a gente transforma esse hábito em momento de prazer e presença, botando intenção na rotina é que muda tudo”, escreve em uma de suas newsletters, batizada de Belezinha. Suas reflexões sobre temas como o silêncio, os cabelos brancos e, claro, maquiagem nos faz prestar mais atenção nas nossas ações e a trazer mais beleza para nossas vidas. “A minha ideia era justamente essa: fazer a gente desacelerar do ritmo e da superficialidade que é o feed do Instagram e dos Stories e parar uns instantes para ler sobre um assunto que, provavelmente, você nem estava procurando ou pensando”, diz à Tpm.
A seguir, Vânia indica outras newsletters:
O Lugar. “É uma plataforma de práticas de transformação e autoconhecimento para assinantes. Frequentar a newsletter é uma ótima forma de entender um pouco melhor do potencial do site. Ali, os organizadores dividem sugestões de livros, datas de lives e vídeos curtinhos sobre práticas de meditação, reflexões sobre o ritmo de vida que a gente leva, as relações que construímos, jeitos que lidamos com problemas e mais.”
Ada.vc. “Criado por três jornalistas focadas em falar sobre tecnologia, internet e cultura digital para mulheres. Além das publicações no site, elas enviam, semanalmente, uma ótima newsletter com as principais notícias da semana sobre o assunto. E a inspiração do nome é outra história boa: uma homenagem à Ada Lovelace (1815-1852), nobre inglesa, filha do poeta Lord Byron, e considerada a primeira pessoa a programar um computador na história!”
Aesop. “Uma newsletter de marca sem produto? É isso que a Aesop, marca australiana de cosméticos, envia mensalmente para os assinantes. Minimalista, cheia de ilustrações bonitinhas e textos que tratam dos mais diversos temas: literatura, viagem, design, arte e arquitetura estão entre os mais explorados.”
Maraisa Fidelis
Há nove anos, Maraisa Fidelis criou o blog Beleza Interior. “Como não encontrei muitas referências de mulheres negras brasileiras na rede, essa virou a minha principal motivação”, diz à Tpm. Uma vez por semana, ela manda por e-mail novidades de beleza e reflexões sobre o tema. Vale também seguir sua conta do Instagram e seu canal do YouTube, mais focado em cabelos. “Sempre tento mostrar que a pessoa pode ir além e quebrar padrões impostos. A sociedade sempre espera um comportamento servil da mulher negra, e é nesta tecla que eu bato. A mulher negra pode, e vai, chegar aonde bem entender.”
Goop.“É a newsletter do site de lifestyle da atriz Gwyneth Paltrow e a que mais gosto de receber! Gosto porque aborda assuntos da vida moderna como alimentação saudável, beleza e saúde feminina. ”
Marie.Lab. “Conteúdo interessante, bem escrito e feito por mulher sobre branding e marketing digital. Como sou formada em marketing, sempre consumo esse conteúdo e acho que Marie o faz com maestria.”
Finanças Femininas. “Gosto porque a Carol Sandler fala de uma forma legal e divertida sobre finanças. As news sempre possuem dicas e alguns toques que a gente não se atenta. É um site focado no empoderamento feminino por meio da educação financeira."
Fernanda Canna
Consumo consciente, veganismo, beleza natural. Basicamente, o cuidado com o planeta e com nós mesmos é o tema principal da newsletter. “Falo da minha própria jornada em busca de escolhas mais cuidadosas com o mundo e com as pessoas para estimular mais gente a pensar sobre essas questões”, diz à Tpm. Ela começou a tratar mais desses temas quando lançou a marca de bolsas veganas Canna, que manteve até 2017. Desde então, escreve textos como se fossem cartas para seus assinantes. “É um formato mais pessoal porque incentiva um relacionamento contínuo, sem pressa para comentar ou curtir. Nossa caixa de e-mails tem menos interferência do que o feed das redes sociais, menos publicidade, menos artifícios para tomar a nossa atenção.”
As news que Fernanda assina e indica:
Marlee Grace. “A californiana tem uma linguagem muito simples e próxima. Tudo que ela escreve me faz pensar sobre internet, criatividade, trabalho e disciplina. É daquelas que eu queria ser amiga, sabe?”
Aline Valek. “A newsletter já passou de 40 edições e é sempre um conforto ler. Aline é o tipo de escritora que faz a gente falar: “Ela descreveu exatamente o que eu estava sentindo!”. Me identifico muito quando ela fala da escrita, da internet e de processos criativos.”
Modafetiva. “Sou muito fã da Kamilla Silva e da Olivia Furtado, consultoras de estilo que se juntaram para criar o Modafetiva. Elas falam de roupa e de gente com leveza, sem impor regras e com muita coragem de mostrar os bastidores do trabalho que fazem. Gosto como a newsletter me traz reflexões novas. E também traz textos mais longos assim como referências de podcasts, filmes e leituras.”
Créditos
Imagem principal: Heitor Loureiro