por Isabelle Doudou
Tpm #80

Num prédio dos anos 50, um apartamento amplo acolhe o bom gosto da estilista Isabella Giobbi

Num prédio dos anos 50 em meio ao burburinho dos Jardins, em São Paulo, um apartamento amplo e iluminado acolhe o bom gosto e a elegância da estilista Isabella Giobbi

Quando se separou do primeiro marido, oito anos atrás, a estilista e arquiteta Isabella Giobbi começou a procurar uma nova morada. Não queria ficar em uma casa sozinha com sua filha Allegra, na época com 6 anos. Foi então que percebeu como é difícil encontrar um apartamento novo e bacana na cidade de São Paulo. "Tudo era tão cafona e mal projetado, eles querem colocar quatro suítes em 100 metros quadrados, um horror!" Uma amiga disse a ela que havia visto um apartamento antigo à venda, em um prédio anos 50 na rua Oscar Freire, nos Jardins. Assim que entrou no imóvel, de 280 metros quadrados, foi amor à primeira vista: "Quando vi aquele chão de marchetaria original, o janelão iluminado e a vista, sabia que o apartamento tinha que ser meu”, pensou. "Os banheiros antigos, com vaso verde e parede azul, e a copa, eu reformo depois."

Os móveis, quase todos, foram comprados na Itália na época em que morou por lá; o resto é herança de família. Todo ano ela faz alguma coisa na casa, troca tecidos, compra almofadas, muda tudo de lugar... Oito anos se passaram desde que elas se mudaram e a família cresceu. Isabella se casou novamente e a casa sofreu uma última alteração: o terceiro quarto, que havia sido aberto na primeira reforma, voltou a existir para receber a nova integrante da família, Catarina, de 1 ano. "Troquei duas buldogues por um bebê!", se diverte. "Temos que fazer concessões nesta vida, não dá para ter uma filha adolescente, marido, dois cachorros e um neném no apartamento, ia ser uma loucura!"

Depois de trabalhar o dia todo em seu ateliê, Isabella ainda tem ânimo para cozinhar para a família à noite. Aprendeu a fazer coisas rápidas, saudáveis e deliciosas na sua estada no exterior. "Eu sou o exemplo da mulher dupla jornada!", ri. "Mas meu marido sempre me ajuda nos aperitivos, ficamos cozinhando e conversando juntos, é uma delícia", finaliza.



Tpm+

A estilista Isabella Giobbi, 38 anos, formou-se em moda e arquitetura na Itália, em 1992. Mas, segundo a própria, faz moda desde que nasceu, “desde sempre”. A Tpm conversou com a estilista por telefone, para saber o que ela considera que vai ditar a moda no verão 2009. Avessa a regras, Isabella falou uma verdade que, além de tudo, é uma tendência deliciosa: usar, sempre, o que te favorece.

Por Flora Paul

Tpm Quais são suas apostas para o verão 2009?
Isabella Giobbi
Que pergunta difícil! A aposta é sempre usar o que te favorece! Mas, bom, no próximo verão vai ter muito branco, muito linho, tecidos naturais, mas a forma sempre tem que ser a que favorece a mulher.

Como se vestir sem seguir as regras do mercado?
Eu acho que as regras do mercado vêm para tirar a elegância da mulher. Uma mulher elegante tem que saber qual é o biotipo dela e tem que procurar as coisas que favorecem esse biotipo. O mercado às vezes impõe como, por exemplo, a onda gladiadora, aí a moça tem tornozelo largo e fica parecendo um tronco de ipê, essas coisas... Meu trabalho é meio voltado para fora disso, sabe, sou avessa a tendências. Eu adoro a tecnologia, o conforto, por outro lado, os tecidos naturais, mas a maior preocupação mesmo é a elegância e o retrato da feminilidade.

Como a moda dialoga com a decoração de sua casa? Você usa as mesmas referências?
É tudo a mesma coisa! Normalmente elas são dois universos que transitam, às vezes as minhas pesquisas de estamparia vêm do universo da decoração, às vezes eu me apaixono por uma cor e eu quero trazer ela pra minha casa, então são universos complementares, sem uma regra de quem vem primeiro.

Como você definiria o estilo da mulher brasileira?
Ai, esse tipo de definição é um problema! A mulher brasileira tem uma necessidade de se sentir sensual, ela tem uma necessidade latente dentro dela, tem que se sentir sensual, desejada. É uma forma de afirmação.

Vai lá
A loja própria da marca da estilista, is/bella, sempre tem liquidações boas. Algumas peças da coleção de inverno, por exemplo, estão com descontos na loja! Tem também uma loja da Isabella no Shopping Cidade Jardim, mas aí é mais difícil esperar por promoções!

Loja própria is/bella
Alameda Lorena, 1.426
Tel.: (11) 3061-2001
de segunda a sexta das 10h às 19h30
sábado das 10h às 17h

Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000, 1º andar
Tel.: (11) 3552-1234
de segunda a segunda das 10h às 22h

fechar