O Homem com martelo; Thor ou bandido?

por Luiz Alberto Mendes

Juizes x Bandidos

 

Para começar, já é bastante desconfortável o fato de que um homem, com seus valores e defeitos pessoais, que usa o banheiro como eu, possa ser capaz de me julgar. Depois, quem pode trazer mais prejuízo a uma sociedade: o bandido ou um juiz corrupto? Quem, de fato é o bandido: O homem estúpido com a arma ou o outro corrupto com o martelo? O primeiro evidentemente preso à ignorância, daí porque violento. O outro educado com os valores máximos da sociedade para um dos cargos de maior responsabilidade da nação.

Acho que ao responder tais questões, podemos justificar a qualificação de “Bandidos de Toga” aos quais se referiu, com muita propriedade, a Corregedora Eliana Calmon.

Há uma semana de sua posse como Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, a maior corte do país, o desembargador Ivan Sartori já esta criticando a Corregedora e minimizando a patifaria de seus pares, afirmando que “...não digo que sejam (os juízes corruptos) “bandidos de toga”, como se fosse um pessoal da alta bandidagem...” Volto à pergunta: quem, de fato, é o bandido? E quem é essa “alta bandidagem” à qual o desembargador se refere? Políticos, gestores público ou organizações criminosas? Não deu para ter essa percepção.

O que podemos esperar de sua presidência no Tribunal de Justiça, depois dessa?

                                **

Luiz Mendes

27/12/2011.

fechar