Corrupção X Organização Social

por Luiz Alberto Mendes

Corrupção Aditivada

 

Estou acompanhando as movimentações e manifestações recentes aqui em meu observatório, via jornal, TV, Internet, celular, TV a cabo, revistas, enfim todos os meios disponíveis de informação e comunicação.

Claro, a redução da passagem da condução foi uma conquista importante, não concordo com algumas plataformas, mas outras sou inteiramente favorável. Sou absolutamente contra a corrupção. Ativa ou passiva, sei que é o contrário de organização social e de quase todas as conquistas feitas pela humanidade em todos os tempos. É a corrupção que promove a miséria e impede que o bem público chegue a todos. É o egoísmo, a falta de consideração e respeito pelos outros que leva o indivíduo a se corromper. Lutar para nos tornar o mais probo, honesto, ético, humano, respeitoso e elegante em gestos e ações possível, deveriam ser o objetivo maior de cada um de nós.

Nos jornal de hoje esta lá, em um quadradinho, que a Controladoria Geral da União detectou que 73% das prefeituras fraudaram a lei de licitações para a compra de material escolar de 2011 a 2012 (recente). Sobram 27% que foram corretos na aplicação da lei. Podemos considerar 73% a maioria, concordam? Então, se deduz que a maioria esta fraudando (fraudar é corrupção ativa, ou não?); e pior, estão roubando no material escolar. Em ultima análise, eles estão roubando nossas crianças no que lhes é mais sagrado direito: aprender a ler e escrever.

Então, se encontraram tanta corrupção em parte tão sensível da organização social, os fraudadores teriam que ser presos. Ou estou enganado, pode-se roubar quanto quiser e só eu fui preso e cumpri a pena máxima do país? Será que haveria tanta cadeia para prender toda essa gente, se caso aqui isso de punição aos corruptos, fraudadores e demais ladrões do erário público fosse levado a sério? Nas cadeias já existentes não há vagas. Estão todas superlotadas por pequenos ladrões, pequenos negociantes de drogas e pequenos assaltantes de pedestres e estabelecimentos comerciais.

Há uma célebre frase: ou nos locupletamos todos ou não se locupleta ninguém. Só uma parcela de favorecidos e privilegiados se locupletando, não vai dar certo, com certeza. Vamos acabar com o país? Vamos roubar tudo o que resta, nos locupletarmos e fodam-se os outros? Essa é uma das plataformas que eu, e sei que todo brasileiro consciente, quer ver sendo levada em manifestações populares.

                                     **

Luiz Mendes

01/08/2013.

fechar