Avançando em Heliópolis

por Redação

O coletivo de hip-hop Avante cuida de diversos projetos na favela região

O hip-hop tem na sua origem o conceito de transformação, já que uma das essências do movimento é mudar a rotina geralmente violenta dos bairros mais pobres de qualquer cidade. O coletivo de hip-hop Avante tem consciência disso. Mais que um grupo de rap, U-China, Jota-Be, Tó, Ivonverine, ViniBatucada e 08ou80 não deixam Heliópolis na mão. “O coletivo se destaca pela forte identidade com a comunidade, onde faz da arte uma forte ferramenta de transformação social. Assim como sua formação que integra quase todos”.

A lista de atividades que o coletivo procura cuidar além da música é longa. A principal realização em Heliópolis, Parque Bristol e região, são as oficinas diárias de hip-hop, que alcançam 800 crianças semanalmente com o apoio da Unas Heliópolis e rendeu até uma viagem para a França em 2009.

Pontualmente já cuidaram do “Nóis por Nós”, evento mensal que unia rap com outros estilos musicais e a “Caminhada da Paz”, que acontece anualmente em Heliópolis e reúne 10.000 pessoas. Além disso, participaram do “Festival da Paz” e projetos como o Memórias de Heliópolis, Jornada Sustentável, Projeto Riscos e Rabiscos, entre outros, como o Balada Consciente, que tem IvonverineDj como um dos idealizadores. “Essas ações promoveram além de cultura, lazer e conhecimento, a visita e participação de diversas personalidades da música como Criolo, Simoninha, Luiza Possi, Mato Seco, Rashid, entre outros”.

A atividade do coletivo chega especialmente nas horas mais difíceis, como no dia 14 de julho quando cuidaram da arrecadação de produtos e alimentos para as vítimas do incêndio na comunidade na Ilha em Heliópolis. Tudo faz mais sentido quando se descobre que mesmo antes de existirem como um coletivo, eles criaram o Projeto Ativos Rimadores, onde faziam a conexão entre o bairro e os grupos de rap da região.

A última do Avante é o clipe de "Demanda", que é sobre Educação (em especial os problemas dela) e foi gravado em Heliópolis contando com participações de crianças e moradores da região.

Acompanhe o coletivo Avante: Facebook /Site oficial

fechar