Desce para o play!

por Redação

Projeto ”Playground Infinito” vai construir área de lazer lúdica e inspiradora em creche de São Paulo

É possível transformar um lugar pequeno e precário em um ambiente lúdico e inspirador? Buscando solucionar o desafio proposto e repensar a atuação do espaço como instrumento educativo, o projeto Playground Infinito vai criar uma área de lazer um tanto especial para 120 crianças da creche São Miguel Arcanjo, situada na favela do Moinho, zona oeste de São Paulo.

A ideia é construir o playground, numa área de 38 metros quadrados, com formas orgânicas e contínuas, inspiradas em paisagens naturais, onde objeto e espaço se mesclam, ganhando novas significações. Chamada de “arquitetura do relacionamento”, propõe romper os automatismos das relações humanas, em grande parte derivados de um espaço altamente hierarquizado e segmentado.

“Nos referimos a uma estratégia de desenho em que as crianças definem livremente a narrativa do espaços. Acreditamos que os brinquedos clássicos presentes nos playgrounds nem sempre nos permitem desenvolver novas formas de brincar e de se relacionar, porque já predefinem um formato de brincar. E consideramos o brincar como a prática mais relevante de aprendizado na idade de 1 a 3 anos”, explica o croata Marko Brajovic, arquiteto e designer especializado em biomimética – área da ciência que estuda a natureza e a usa como inspiração inventiva.

“Outro ponto importante é que a nossa 'paisagem' simula um mundo primordial de covas, rios, aldeias, hortas, para justamente fermentar uma organização social espontânea que nasce dos relacionamentos entre as crianças com essa topografia e com cuidar juntos de um bem comum a todos. O 'nosso' vira a palavra-chave desse relacionamento.”

A iniciativa faz parte do projeto Mesa&Cadeira, que seleciona pessoas talentosas para trabalhar em um caso específico, e reuniu um grupo de 12 profissionais – entre designers, arquitetos, redatores e empreendedores, de várias partes do Brasil – ao redor de uma mesa de trabalho, tendo Marko como líder. Em cada um dos cinco dias de desenvolvimento do projeto, os participantes tiveram que se descobrir crianças de novo, trazer suas memórias de brincadeiras de infância e reviver sensações que haviam esquecido.

“O resultado final da nossa semana de trabalho tem a ver com estarmos num grupo com experiências diferentes, idades diferentes, jeitos diferentes de olhar o mundo. As trocas são muito mais ricas e tornam o processo muito mais interessante”, conta Bárbara Soalheiro, fundadora da Mesa&Cadeira. “Além disso, só com um grupo multidisciplinar como o que estava em volta da Mesa, seria possível ter desenvolvido o projeto completo: desde o conceito até a estratégia de venda.”

O Playground Infinito ainda conta com a ajuda do Coletivo Amor de Madre (empresa que une novos criadores e artistas renomados buscando incentivar a produção artística e cultural), responsável pela produção e implementação do projeto, e da empresa Matéria Brasil, que viabilizou a entrega de materiais adequados – sustentáveis, de alta resistência e durabilidade, e seguros para o uso infantil – doados por fornecedores. Além de beneficiar a creche e as crianças atendidas no local, seu formato de concepção é facilmente replicável e estará disponível no Creative Commons para que a ideia possa ser copiada, alcançando ainda mais crianças.

“Todos os participantes se entregaram completamente para realizar esse projeto em que todos são autores, mas ninguém é dono. Acreditamos que para crianças e professores também será transformador estar diariamente impactado com um espaço lúdico e lindo, pensado para que elas possam ter sonhos maiores na vida. A arquitetura e o design irão sem dúvida transformar e ampliar a vida deles”, diz Olivia Yassudo, fundadora do Coletivo Amor de Madre.

Marko, ainda, preconiza a importância da arquitetura na criação de novos valores de coletividade: “A arquitetura do século XXI vai se diferenciar da nossa herança industrial do modelo de construir e viver do século XX, simplesmente porque vai ser construída e vivida de forma mais espontânea e adaptável ao mundo em constante câmbio no qual estamos vivendo. Não vamos mais precisar definir o que é sala de estar, o que é sala de comer ou onde cozinhar, nem formas rígidas que predefinem rigorosamente o interior do exterior. A nossa arquitetura vai ter a capacidade de se adaptar ao nosso modo de viver e à relação com o entorno natural”.

A última fase do projeto, a inauguração, está programada para janeiro de 2013. Para colaborar, é só acessar o site do Catarse, no qual diversas ações de crowdfunding e vendas beneficentes vêm sendo feitas até o dia 10 de novembro.

Vai lá: Playground Infinito

fechar